Simers participa do XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria e ressalta a importância de falar sobre saúde mental
Médico

Simers participa do XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria e ressalta a importância de falar sobre saúde mental

Compartilhe

01/09/2023 09:45

Mais de 500 psiquiatras de todo o Estado participam do XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) também faz parte do evento. Por meio do seu Núcleo de Psiquiatria (NuPsiq), a entidade conta com um stand no Dall'Onder Grande Hotel, divulgando o que está sendo feito na defesa tanto do psiquiatra como da Psiquiatria. O congresso acontece em Bento Gonçalves, de 31 de agosto a 2 de setembro, promovido pela Associação de Psiquiatria gaúcha (APRS).

A iniciativa reúne palestrantes nacionais e internacionais para falar sobre o tema “A Psiquiatria no Mundo em Aceleração”, discussão que foi trazida na abertura, com a palestra realizada pelo professor de sociologia Hartmut Rosa, da Alemanha. Ele também é um dos editores da revista internacional Time & Society e falou sobre o ritmo acelerado imposto pela sociedade moderna em todos os segmentos da vida da população.

De acordo com o diretor-geral e coordenador do NuPsiq, Fernando Uberti, esta é uma oportunidade fundamental para estar mais perto do médico, aproximar entidades, articular ações e discutir um tema com impactos tão profundos na vida do médico e da sociedade. "O Simers estar presente no Congresso Gaúcho de Psiquiatria é extremamente honroso e relevante, em um momento em que se debate intensamente a velocidade das mudanças causadas pela internet e as redes sociais, com estudos evidenciando mais claramente a relação entre os impactos na saúde mental e o aumento de doenças como depressão e Burnout”, destaca Uberti.

Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo

Quem passa no stand do SImers, junto ao XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria pode conferir de perto a campanha Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo, iniciativa do NuPsiq para debater o tema de janeiro a dezembro. São entregues materiais impressos e exibidos vídeos que levam informações desde a importância da qualidade de vida e bem-estar, até a necessidade de reverter o cenário do preconceito e do estigma sobre o tema.

Psiquiatria em Foco

Ainda dentro do Congresso, a diretora do Simers, Graziela Stein, realiza as gravações do podcast “Psiquiatria em Foco”, outra atividade do NuPsiq e que, durante o evento, recebe diversos psiquiatras para um bate-papo sobre os assuntos mais relevantes da área. “Mais uma vez, o Simers inovou ao trazer a gravação do podcast do Núcleo de Psiquiatria para dentro do congresso e, com isso, estamos aproximando os colegas entre si, estimulando a troca de experiências, atualizado o conhecimento médico e, também, levando informações importantes para a população geral que nos ouve”, destaca Graziela.

 

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers Psiquiatria Psiquiatra saúde mental é assunto sério o ano todo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política