O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) promove, no próximo dia 22 de novembro, às 19h, o evento As médicas e os médicos negros no Brasil, uma celebração dedicada à representatividade e à excelência dos profissionais negros na Medicina. A iniciativa busca promover reflexões e discutir questões essenciais relacionadas à saúde e à vida das pessoas negras, com painéis que trarão especialistas reconhecidos em suas áreas.
A coordenação do evento está a cargo da diretora do Muhm, Isabel Constância dos Santos, primeira médica pediatra negra formada no Estado e que também é diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), mantenedor do Museu. Isabel é ex-conselheira do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do RS (Codene) e vai coordenar as mesas de debate sobre temas sensíveis e relevantes para a comunidade.
“O evento 'As médicas e os médicos negros no Brasil' é um marco para a Medicina, pois abre espaço para refletirmos sobre as contribuições, desafios e as barreiras que os profissionais negros ainda enfrentam. Ele reforça a importância de visibilizar trajetórias, valorizar as conquistas e promover um debate qualificado sobre a saúde da população negra, que é historicamente vulnerabilizada. Ao reunirmos especialistas comprometidos com essas pautas, estamos fortalecendo não só a representatividade dentro da Medicina, mas também promovendo saúde e equidade de maneira mais ampla e justa”, destaca Isabel.
Programação
O primeiro painel, intitulado Traumas do Racismo: Impacto na saúde mental, sexualidade e vida civil das mulheres negras, contará com a participação da médica psiquiatra Claudia Avila de Moraes, mestre em Ciências Médicas pela UFRGS, terapeuta do esquema e pós-graduada em Sexologia Clínica. Ela também coordena o Núcleo de Saúde Mental da Mulher da Associação de Psiquiatria do RS (APRS). Ao lado dela, estará a ginecologista e obstetra Cleusa da Silva Conceição, especialista em Sexualidade Humana e membro do Comitê de Sexualidade da SPRGS e atua como subdelegada da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) no RS.
O segundo painel abordará a Saúde da população negra e envelhecimento e contará com a presença da médica Camila Lamb de Medeiros, especialista em Medicina Interna e residente em Geriatria no Hospital São Lucas da PUCRS, promotora de Saúde da População Negra em Porto Alegre. Junto a ela estará o cardiologista Edson Ubiratã Rodrigues Ferreira, também especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Intensiva.
✅ Serviço
O que: As médicas e os médicos negros no Brasil
Quando: 22 de novembro, às 19h
Onde: Sede do MUHM (Av. Independência, 270 - Porto Alegre)
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/muhm20novembro
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.