O aproveitamento dos doutorandos do 6º semestre de medicina foi tema de reunião virtual nesta quarta-feira (7) do senador Luis Carlos Heinze (PP) com Simers, Cremers e representantes de faculdades de medicina do Rio Grande do Sul. No encontro, foi avaliada a possibilidade de atuação dos alunos na atenção básica da saúde, por meio de estágios nas unidades básicas de saúde e hospitais de pequeno porte.
A intenção desta proposta é colaborar na formação dos futuros profissionais e, ao mesmo tempo, atender à demanda de médicos no interior do Estado devido à pandemia de Covid-19.
O diretor do Simers Guilherme Peterson disse que a iniciativa é louvável, mas existe uma preocupação com os doutorandos, que não podem ser abandonados quando estiverem em atividade nos municípios. “É fundamental a participação de um preceptor junto aos doutorandos para que sua formação não seja prejudicada”, afirmou.
O senador Heinze sugeriu que as instituições de ensino encaminhem ao Simers e ao Cremers as relações de acadêmicos que estão cursando os últimos anos e tenham interesse em participar desta iniciativa. Outra consideração apontada na reunião pelos gestores das faculdades se refere à necessidade das prefeituras de estimularem a permanência dos estagiários nas localidades, fornecendo vacinação, deslocamento e hospedagem.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.