Simers, Sogamt e Cerest debatem saúde do trabalhador na sede do Simers
Defesa

Simers, Sogamt e Cerest debatem saúde do trabalhador na sede do Simers

Compartilhe

28/09/2023 11:49

 

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo de Medicina legal e do Trabalho, sediou a 6 ª reunião científica da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (Sogamt), com o tema "Agravos de notificação em saúde do trabalhador e sistema sentinela", ministrado pelo Coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest POA), Diego da Silva Goularte. O evento contou também com transmissão no formato on-line.

Na oportunidade foi demonstrado, na prática, como funciona o Sistema Sentinela, que visa simplificar o processo de notificação de doenças, agravos e acidentes relacionados ao trabalho. “Primeiramente agradecemos o espaço para podermos falar sobre o Sistema Sentinela, já que as notificações, o trabalho do Cerest de vigilância em saúde e de reabilitação, precisam estar sendo discutidos sempre. Entendemos que a tarefa do médico perito, quando está com o paciente, é sempre muito solitária, então é crucial identificar e buscar subsídios para apontar com precisão as doenças ocupacionais. O Cerest atua como retaguarda técnica para auxiliar neste processo”, apontou Goularte.

Após a apresentação do Sistema Sentinela houve um espaço para perguntas e respostas envolvendo os participantes e o público, que pode tirar dúvidas e interagir com os idealizadores e gestores da plataforma. “A medicina do trabalho se beneficia muito de eventos como este, pois a gente consegue unir, no mesmo ambiente, várias forças que lidam e fazem interface com o mundo do trabalhador. Nestes momentos, temos a união de pessoas que participam de espaços de ensino, de pesquisa, de produção de conhecimento e de atuação profissional. Quando temos a junção de todos estes fatores temos resultados incríveis” destacou o Diretor Administrativo da SOGAMT, Fabio Fernandes Dantas Filho.

“A reunião foi excelente e esclarecedora e podemos ter a real dimensão do sistema Sentinela. Foi muito oportuno discutirmos esta pauta e pretendemos ampliar este tema”, observa a o coordenador do Núcleo de Medicina legal e do Trabalho, Vinicius Mello. Também fazem parte do Núcleo os diretores da entidade médica: Lízia Motta; Daniela Alba; Sabine Chedid; Berenice Scaletzky e as residentes de Medicina do Trabalho Caroline Stefanello e Jésica Gusatti.

 

Tags: Medicina Médicos Núcleo de Medicina legal e do Trabalho

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política