Simers: SOS Plantão já conta com mais de 800 médicos cadastrados para voluntariado em cidades atingidas por enchente histórica no RS
Médico

Simers: SOS Plantão já conta com mais de 800 médicos cadastrados para voluntariado em cidades atingidas por enchente histórica no RS

Iniciativa já registra voluntários de todos Brasil. 831 profissionais se voluntariaram para atendimento em abrigos

Compartilhe

09/05/2024 15:37



Criado no último domingo, 4, o Simers: SOS Plantão já conta com 831 médicos cadastrados para atendimento em todas as cidades atingidas. O eixo de atuação soma-se ao recolhimento de doações e o gerenciamento de atendimentos médicos em 27 abrigos designados pela Prefeitura de Porto Alegre. Sindicato segue cadastrando profissionais em seus canais oficiais, e arrecadando itens de higiene e limpeza, agasalhos, alimentos e medicamentos em sua sede na capital gaúcha.

Vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti, destaca a importância do SOS Plantão no atendimento inicial aos atingidos pela enchente que prejudicou mais de 1 milhão de pessoas pelo Estado. “O Simers tem atuado fortemente no sentido de cadastrar médicos voluntários que possam fazer o primeiro acolhimento aos desabrigados e  no gerenciamento de 27 abrigos da cidade de Porto Alegre, incluindo a regulação de escalas de plantão, controle de insumos e estocagem de medicações, teleconsultoria em Psiquiatria e Infectologia, e atendimentos presenciais para Clínica e Pediatria. Além disso, mapeamos as necessidades estruturais de cada local e repassamos à Prefeitura", enfatiza.

Médico Psiquiatra, Uberti acredita que a área da psiquiatria deve receber maior atenção nos próximos dias, visto os traumas causados pela enchente. “Nos próximos dias devemos focar na atenção ao impacto psiquiátrico dessas pessoas que estão alocadas em abrigos pelo Rio Grande do Sul. Muita gente perdeu entes queridos e bens materiais, e para ajudar essas pessoas já estamos alinhando estratégias juntamente com a Associação de Psiquiatria do RS (APRS) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)”, revela.

App SOS Plantão

O aplicativo SOS Plantão está sendo utilizado  para a gestão das escalas e horários de atendimento. A base de dados da plataforma parceira  está sendo atualizada, e com o aumento de abrigos, haverá novas vagas para trabalho médico voluntário. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android.

Cadastramento de médicos voluntários 

As inscrições para o atendimento voluntário no estado está centralizada no cadastro do Simers neste link https://lp.simers.org.br/medicos-voluntarios

A inscrição também se dá de forma automática ao participar deste grupo do WhatsApp https://chat.whatsapp.com/Dt7ikfB5wQn6BxG13gz4cW

Doações 24h

Único local na capital dos gaúchos que recebe donativos 24h por dia, o Simers segue arrecadando doações de itens de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, agasalhos e medicamentos. Cabe ressaltar que não é possível retirar doações presencialmente, a Prefeitura de Porto Alegre está enviando os donativos para os mais de 100 abrigos espalhados pela cidade. Para doar basta comparecer na sede da entidade, localizada na Rua Corte Real, 975, no Bairro Petrópolis, na capital gaúcha.

Tags: Médicos voluntários Rio Grande do Sul Porto Alegre Simers Prefeitura de Porto Alegre Doação

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política