O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) acompanhou, nesta quarta-feira, 9, a apresentação do relatório “Raio-X da Saúde de POA”, na Câmara Municipal da Capital. O vereador Alexandre Bublitz visitou Unidades Básicas de Saúde (UBS), emergências e hospitais, para verificar as condições de atendimento. Para o diretor do Simers Ricardo Pedrini Cruz, esse é um passo importante para o diálogo entre todos os envolvidos.
“O vereador conseguiu fazer uma amostragem bem fidedigna do que nós temos visto nas emergências de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Há necessidade, sim, de se rediscutir todo o sistema. Não só a regulação, como o financiamento e a regionalização”, acrescentou. Pedrini destacou que a situação se agravou ainda mais com a terceirização. “Isso leva a uma dificuldade de fidelizar o médico dentro da unidade. Temos visto, muitas vezes por perda de contrato, falhas na escala”, alertou. Segundo ele, isso tem séria implicação, também, nos gastos públicos, no momento em que se opta por empresas terceirizadas em detrimento de profissionais concursados.
Leia mais:
Reunião discute a situação atual dos médicos da Atenção Básica
Médicos do HPS fazem assembleia para debater condições de trabalho
Simers realiza vistorias nas emergências da Capital
Para fazer o relatório, Bublitz entrevistou trabalhadores, gestores e usuários da rede pública de saúde de Porto Alegre, de 27 de maio a 26 de junho. Entre os problemas apontados, estão o dimensionamento da equipe, a proporção de pacientes de outros municípios e o afastamento de profissionais, afetados por doenças como burnout, ansiedade e depressão. Outro ponto de destaque foi a qualificação e a rotatividade de equipe e médicos emergencistas. O diagnóstico resultou em 25 propostas para melhorias da rede pública de saúde.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.