Simers acompanha criação da Comissão de Apoio às Maternidades, na Assembleia Legislativa
Medicina

Simers acompanha criação da Comissão de Apoio às Maternidades, na Assembleia Legislativa

Grupo de trabalho contará com apoio do Sindicato no levantamento de dados e na luta por melhores condições de trabalho para os médicos

Compartilhe

28/10/2025 15:56

Foi lançada na terça-feira, 28, a Comissão Especial de Apoio às Maternidades e UTIs Neonatais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). Entre as metas do grupo de trabalho estão o mapeamento da situação da rede de atendimento à população e a busca por soluções em questões como remuneração dos profissionais da saúde.

O evento ocorreu na sala da presidência da ALRS e contou com a presença do presidente da casa, deputado Pepe Vargas. Ele depositou confiança no grupo e garantiu que os parlamentares têm todas as condições de fazer um ótimo trabalho e, consequentemente, um relatório importante sobre o assunto.

Proponente da comissão, o deputado Dr. Thiago Duarte já havia levantado a possibilidade em encontro com o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias. Segundo ele, o trabalho que ora se inicia está estruturado em três pilares.

 

LEIA MAIS

Deputado Dr. Thiago Duarte apresenta ao Simers Comissão Especial para discutir melhorias em maternidades e UTIs neonatais

Simers reúne médicos e acadêmicos no 24º Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia

Parto Seguro é tema de palestra do Simers para estudantes em Pelotas

 

O primeiro deles é um amplo rastreamento, em todo o Estado, sobre a situação das maternidades e das UTIs neonatais. O segundo ponto de sustentação do trabalho do grupo será estudar e buscar correções na remuneração por procedimentos, principalmente na área de obstetrícia.

O terceiro pilar diz respeito à legislação resultante do trabalho da comissão. “Vamos trabalhar em uma normativa que possa abarcar direitos e deveres de gestantes, acompanhantes, médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde. Tudo dentro da ideia de parto seguro”, assegurou o deputado Dr. Thiago.

Representando o Simers, a diretora Débora Espírito Santo reforçou a importância de se destacar um grupo de parlamentares para debater o tema. “De dez anos para cá, aproximadamente, vimos muito fechamento de maternidade, de leito obstétrico e de UTI neonatal. Em Porto Alegre a situação já está prejudicada, mas ainda tem uma estrutura, enquanto no interior vemos pacientes andando 100 ou 200 quilômetros para encontrar uma maternidade”, alertou. 

A diretora destaca que o sindicato, por meio do Núcleo de Obstetrícia, já vem pesquisando de forma abrangente a situação das maternidades no Rio Grande do Sul. Inclusive, já encaminhou alguns resultados do levantamento ao, agora, presidente da comissão. “A pesquisa ainda está em andamento e vai acrescentar informações para que possamos construir juntos e ajudar daqui para a frente”, concluiu.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Núcleo de Obstetrícia Simers Maternidade UTI Neonatal

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política