Simers apoia a decisão da Anvisa de proibir a venda e uso de produtos à base de fenol
Defesa

Simers apoia a decisão da Anvisa de proibir a venda e uso de produtos à base de fenol

Compartilhe

25/06/2024 16:16

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) apoia a iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que está proibindo a venda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos.

A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 25. A resolução da agência proíbe a importação, a fabricação, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

A determinação vem ao encontro da posição do Núcleo Simers de Combate ao Exercício Ilegal. A utilização indiscriminada deste produto e por profissionais não habilitados tem resultado em complicações físicas e até em morte de pacientes.

O Simers defende que o cidadão que for fazer procedimentos estéticos contrate médicos especialista. A escolha de alternativas de baixo custo ou com facilidades em situações que podem não ser indicadas às necessidades do paciente, invariavelmente promovem mais gastos e desgastes à saúde e a vida do contratante.

O Simers defende a valorização do médico e a boa saúde e seguirá vigilante denunciando qualquer desrespeito ao Ato Médico.

Tags: Médicos Medicina Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política