Cem médicos participaram da reunião online, realizada na noite de quinta-feira, 25, quando o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) apresentou os pontos que compõem o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) proposto pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O encontro foi liderado pelo diretor da região de Porto Alegre, Vinícius Mello, que buscou esclarecer dúvidas e debater os pontos que estão em desacordo pela categoria e levar ao conhecimento do GHC. “Estamos buscando uma uniformidade nas questões jurídicas e uma participação orgânica do sindicato com os profissionais”, ressaltou Mello.
Foram apontados os trechos que causam maior preocupação e que estão sendo negociados junto ao Grupo para que sejam alterados, além de explicado que a adesão é facultativa para os funcionários que já estão na instituição, mas obrigatória para quem for ingressar. No entanto, para garantir a segurança jurídica de todos os médicos do GHC, também foi salientado que ainda não está claro que prejuízos a categoria terá, independente do tempo de trabalho no GHC, ao escolher ou não aderir ao PCCS.
Os médicos argumentaram sobre a pressa da instituição em concluir o Plano. “O Grupo é uma das únicas estatais que ainda não tem um PCCS e está sendo cobrado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais. Não podemos impedir a implementação do Plano, mas caso ocorra uma imposição sem negociação, e com visíveis prejuízos à categoria médica, vamos tomar as medidas cabíveis", esclareceu o diretor da região de Porto Alegre.
O encontro teve mais de duas horas de duração e a expressiva adesão da categoria foi exaltada pela direção do sindicato. Em relação aos próximos passos, a entidade médica informou que irá realizar novos encontros, ampliando a forma de participação de seus representados, para sanar todas as dúvidas.
“Compartilho dessa ansiedade com todos vocês, não será fácil mudar este cenário, mas enquanto houver alternativas iremos batalhar, através de pressão midiática e ações extrajudiciais. Vamos na busca por um Plano que valorize a categoria, este é nosso compromisso. Nosso objetivo é a defesa da prática médica, condições adequadas de trabalho, valorização profissional e a continuidade do serviço prestado”, finalizou Vinícius Mello.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.