Simers apresenta projeto +Mais Saúde na Residência à Coreme da UFSM
Médico

Simers apresenta projeto +Mais Saúde na Residência à Coreme da UFSM

Compartilhe

05/07/2023 16:29

O Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq - Simers) realizou a primeira reunião com as Comissões de Residência Médica (Coremes) das Faculdades de Medicina, para colocar em prática o projeto pioneiro +Mais Saúde na Residência, voltado à prevenção de agravos em saúde mental entre médicos residentes do Estado. A agenda aconteceu nesta segunda-feira, 4, com a participação dos pesquisadores do Departamento de Saúde Mental da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), Wagner de Lara Machado e Danielle Lopes Bueno, e do psiquiatra Maurício Scopel Hoffmann, representante da Coreme da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na oportunidade, foi apresentado o questionário que será aplicado junto aos residentes de Medicina das Faculdades gaúchas, em uma iniciativa que conta com o apoio da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-RS). Hoffmann parabenizou o NuPsiq — representado pelos integrantes Gabriela Schuster, Luciana Mesko e Rogério Goettert —. Ele se prontificou a apontar melhorias na ferramenta para o início da coleta de informações, a qual também será debatida com professores de demais cursos.

Para o diretor-geral do Simers e coordenador do NuPsi – Simers, Fernando Uberti, a reunião representa os primeiros passos de uma iniciativa que busca atuar tanto na prevenção quanto na redução do estigma relacionado à doença mental. “Queremos aproximar os residentes, preceptores e as escolas médicas para fomentar um amplo e profundo debate sobre a importância da saúde mental em nossos ambientes de formação. Dessa forma, não se trata apenas de uma pesquisa. Mas, sim, de um projeto ainda maior, que pretende contribuir para identificar riscos e desfechos trágicos, além de garantir qualidade de vida aos futuros especialistas”, reforça Uberti, que é psiquiatra.

+Mais Saúde na Residência

O projeto inédito contou com a coordenação do NuPsiq – Simers e é resultado de um amplo questionário realizado pela entidade, em 2020, com o objetivo de avaliar o impacto psiquiátrico da pandemia entre médicos e estudantes de Medicina em território gaúcho. Trabalho que levou à criação do SIM MENTAL, plataforma de atendimentos psiquiátricos especializados aos médicos associados.

Tags: Saúde Mental Núcleo de Psiquiatria Simers Médicos residentes

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política