Simers atua para evitar exposição de dados de médicos que atendem pelo SUS em Chapada
Defesa

Simers atua para evitar exposição de dados de médicos que atendem pelo SUS em Chapada

O Ministério Público Federal recomendou à Prefeitura do município da região norte do RS que divulgasse as informações

Compartilhe

20/10/2025 10:46

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) está atuando em Chapada, no norte do estado, para evitar que os profissionais tenham os dados expostos. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgue as escalas de todos médicos, com nome, especialidade e horários. O diretor da Região Norte, Marcelo da Luz, esteve conversando com a secretária Odete Guareschi, na sexta-feira, 17, sobre as consequências que a medida pode trazer à segurança dos profissionais.

“Vamos nos reunir com o Ministério Público e explicar que isso pode acarretar violência e agressões contra os médicos”, salientou. De acordo com a recomendação do MPF,  o Município deve afixar as escalas em locais visíveis nas unidades de saúde e disponibilizá-las na internet. Além disso, os registros de frequência precisam estar acessíveis para consulta pública.    

LEIA MAIS

Soledade: Sindicato faz reuniões com médicos, direção do Hospital de Caridade Frei Clemente e com vereadores
Carazinho: Simers verifica demandas na ESF Passo d’Areia
Jornada do Recém-Formado do Simers orienta acadêmicos de medicina em Passo Fundo

A reunião com o MPF está marcada para o dia 27 de outubro. O Simers espera que a recomendação seja retirada ou alterada de forma que não exponha os médicos.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: SUS Lei Geral de Proteção de Dados Simers Região Norte

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política