Simers atualiza situação das demandas dos médicos da atenção primária do GHC
Defesa

Simers atualiza situação das demandas dos médicos da atenção primária do GHC

Questões apresentadas pelos profissionais envolve as condições de trabalho nas unidades de saúde

Compartilhe

18/08/2025 14:20

 

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) deu retorno aos médicos da atenção primária das unidades geridas pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) sobre as demandas apresentadas em julho pelos profissionais. O encontro, nesta quinta-feira, 14, abordou condições de trabalho e o que ficou definido após a Mesa de Negociação Intersindical. 

O diretor do Simers, Ricardo Pedrini, afirmou que está garantida a viabilidade das equipes da APS de estruturarem as reuniões de equipe e demais atividades previstas nas diretrizes da PNAB, em horários protegidos, desde que mantida a unidade em funcionamento (sem fechar ao meio-dia). A falta da pausa para alimentação era uma das demandas apresentadas pelos médicos da Estratégia Saúde da Família. 

“Ficamos felizes de conseguir esse retorno, demandado pelos médicos , conseguimos inserir a demanda junto a Mesa de Negociação Intersindical do GHC, permitindo manter as reuniões periódicas nas unidades”, analisou Pedrini.

Outro acordo entre o Simers e o GHC é que as unidades poderão definir a própria dinâmica para reuniões e demais atividades - como visitas domiciliares e seminários com residentes -, desde que uma pessoa da equipe permaneça à disposição para atendimento à população. Já as reuniões de equipe devem ocorrer às quartas-feiras, com horário protegido. 

Na próxima segunda-feira, 18, o Simers irá se reunir com a gerência da atenção primária para ratificar os acordos feitos com o GHC.

A conselheira do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Lúcia Osório, liderou uma equipe da entidade médica que realizou uma visita técnica à Unidade de Saúde Praça América, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 420, no bairro Mathias Velho, em Canoas.

Durante a visita, foram encontradas irregularidades, incluindo:

- Marcas estruturais decorrentes da enchente de 2024, ainda visíveis no prédio
- Falta de equipamentos de climatização adequados, com apenas três máquinas em funcionamento e um déficit de nove equipamentos.

LEIA MAIS:

- Médicos do GHC aprovam ACT 2025 em Assembleia Geral;

- Simers debate novo plano de carreiras com médicos do GHC;

- Diretor do Simers se reúne com GHC para discutir cronograma do PDV para médicos.

O Simers irá compilar as informações e dados apurados na US Praça América, juntamente com os de outros locais da cidade que apresentam problemas semelhantes e oficiar o Município e, ainda, apresentar as pendências ao prefeito, Airton Souza

O objetivo é buscar celeridade na recolocação dos equipamentos, especialmente devido à proximidade da primavera-verão, período em que as temperaturas são mais altas.

Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Médicos Medicina SIMERS 94 ANOS Grupo Hospitalar Conceição (GHC) mesa de negociação

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política