Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers
O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, recebeu na manhã de terça-feira (18) a presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, e o coordenador da área técnica de Saúde da federação, Paulo Azeredo Filho. O encontro, realizado na sede do sindicato, teve como pauta central a proposta de federalização do Hospital Universitário (HU) de Canoas.
Segundo o Simers, a mudança traria benefícios para todos os envolvidos: os médicos, que estão com salários em atraso; os gestores, que teriam a rede municipal desafogada; e os pacientes, que poderiam contar com um atendimento mais estruturado. “Todos ganharão em saúde”, resumiu o presidente Marcelo Matias.

A entidade defende que o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) assuma a gestão do HU e, para viabilizar essa transição, vem articulando a proposta em diversas instâncias, como Ministério Público, Câmara dos Deputados, Senado e Assembleia Legislativa. Para Matias, a federalização e a entrada do GHC representam um caminho concreto para enfrentar a crise na saúde em Canoas.
Durante a reunião, o presidente destacou ainda a subutilização do hospital, consequência da falta de investimentos e de recursos de custeio, o que afeta diretamente o atendimento à população de mais de 150 municípios que têm Canoas como referência. Matias reforçou que o interesse já manifestado pelo GHC em assumir a unidade possibilitaria à Prefeitura realocar os recursos hoje destinados ao HU para outras estruturas da rede municipal, ampliando a capacidade assistencial da região metropolitana.
LEIA MAIS:
Simers leva proposta de federalização do HU de Canoas à secretária estadual de Saúde
Hospitalize esclarece ao Simers ações para cobrar recursos em Canoas e efetuar pagamento aos médicos
Pagamentos dos médicos do Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas em pauta
O encontro com a Famurs representa mais um passo na busca de apoio institucional para que o processo de federalização avance.
Sobre a federalização:
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) vem se reunindo com lideranças municipais, estaduais e federais desde 2025 para buscar apoio à federalização do Hospital Universitário de Canoas (HU). A entidade defende a medida como forma de enfrentar a grave crise da saúde local, garantindo novos recursos, estabilidade na gestão e condições adequadas de trabalho para os profissionais.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.