Simers cobra melhorias imediatas nas condições de trabalho no CS Vila dos Comerciários
Defesa

Simers cobra melhorias imediatas nas condições de trabalho no CS Vila dos Comerciários

Diretoria do Sindicato reuniu-se com equipe médica para tratar da precariedade na refrigeração da unidade

Compartilhe

06/02/2026 10:16

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou na quinta-feira, 5, uma reunião on-line para tratar de demandas do Centro de Saúde Vila dos Comerciários, em Porto Alegre. O encontro, que contou com a participação do diretor do Simers, Ricardo Pedrini, teve como foco a precariedade das condições de trabalho enfrentadas pela equipe médica diante das altas temperaturas na Capital.

A reunião é um desdobramento da visita técnica realizada pelo Sindicato à unidade no dia 28 de janeiro. Na ocasião, em um dia em que os termômetros de rua marcavam 36°C, o Simers constatou que a maioria das salas de atendimento não conta com aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores. No corredor que abriga os consultórios de ginecologia e pediatria, a situação é ainda mais crítica: o único aparelho de refrigeração existente está estragado e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não tem conserto. A previsão para a instalação de um novo equipamento é de dois meses.

LEIA MAIS: 

Médicos atuam no centro de especialidades do Vila dos Comerciários sem refrigeração

Simers apresenta projeto para regrar vistorias de vereadores em postos da Capital

Simers constata condições precárias na Unidade de Saúde Conceição, em Porto Alegre

 

Durante a videoconferência, Pedrini informou que o Simers já oficializou um pedido de reunião com o Secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, para garantir a reforma e a climatização adequada dos ambientes de trabalho. Houve relatos de uma sinalização da gestão sobre a possibilidade de transferência temporária dos atendimentos ginecológicos para o Centro de Saúde Santa Marta, enquanto o novo sistema de refrigeração não é instalado. 

A orientação do Sindicato é que o prazo para os atendimentos no Santa Marta seja estabelecido com uma data de término próxima ao período em que as temperaturas costumam baixar na cidade. Essa medida evita que a transferência temporária se torne permanente sem o devido planejamento acordado com a categoria.

O Simers reforça seu compromisso com a saúde do médico e a qualidade do atendimento à população. A entidade seguirá acompanhando o caso de perto, monitorando tanto a instalação dos novos aparelhos quanto os termos da possível transferência temporária.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: condições de trabalho Condições precárias falta de condições trabalho

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política