Simers denuncia indícios de exercício ilegal da Medicina e falsidade ideológica em UPA de Canoas
Defesa

Simers denuncia indícios de exercício ilegal da Medicina e falsidade ideológica em UPA de Canoas

O Sindicato acionará as autoridades e a empresa responsável pelas escalas médicas, que recém assumiu as UPAs de Canoas

Compartilhe

24/11/2025 11:14

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) vem a público relatar uma situação de gravidade extrema na UPA Rio Branco, de Canoas. Uma pessoa sem registro no Conselho Regional de Medicina estaria atuando como médico na sala vermelha, como o único responsável por atender os casos de extrema urgência, como parada cardiorrespiratória, choque séptico e hemorrágico, politraumatizados graves, insuficiência respiratória aguda, infartos, entre outros. Segundo informações apuradas pelo Simers, ele estaria atendendo utilizando carimbo, login e senha de outros médicos e profissionais de saúde.

A direção e o jurídico do Sindicato foram até o local neste domingo (23) por volta das 18h, mas o homem não estava no local. Havia recém saído, após a informação da visita da entidade. Diante da gravidade dos fatos, o Simers comunicará diretamente à Polícia Civil e ao Ministério Público. Além disso, a direção também pedirá ao Cremers a apuração dos fatos. E, ainda, oficiará a empresa responsável pela contratação de médicos para as UPAs de Canoas e a Prefeitura para que apresentem as escalas e a comprovação da regularidade dos médicos contratados e os respectivos registros profissionais. O IMAS assumiu recentemente as escalas de todas as UPAs do município.

LEIA MAIS

Hospitalize esclarece ao Simers ações para cobrar recursos em Canoas e efetuar pagamento aos médicos
Nota: Simers ingressará na Justiça para garantir pagamento dos médicos das UPAs de Canoas
“Os fatos trazidos pelo Simers são de extrema gravidade”, diz parecer do MPT sobre demissão coletiva ilegal feita no Hospital Universitário pela ASM

O Simers classifica o fato como gravíssimo, um atentado à saude pública da população de Canoas, que tanto sofre com a desassistência e falta de infraestrutura no município.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Exercício Ilegal Simers Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política