Simers discute a troca de gestão dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha em audiência pública
Defesa

Simers discute a troca de gestão dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha em audiência pública

Compartilhe

07/03/2024 11:21

A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Luciana Mesko, esteve presente na audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), realizada nesta quarta-feira, 6, que discutiu a troca de gestão do Hospital de Alvorada e do Hospital Padre Jeremias, de Cachoerinha. A iniciativa do deputado Dr. Thiago Duarte aconteceu de forma híbrida, com a participação secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; lideranças sindicais e comunitárias; representantes do Ministério Público do RS, Conselho Municipal de Saúde e profissionais que atuam nos dois hospitais. 

Na oportunidade, a secretária estadual da Saúde informou que será feito um cronograma de reuniões entre as partes envolvidas, para dar continuidade ao processo de transição da gestão. O primeiro encontro deve acontecer na próxima semana, no Instituto de Cardiologia e com a presença do Simers. Para a diretora do Simers, a insegurança dos trabalhadores é também as dos médicos, no que se refere ao pagamento das verbas rescisórias e à situação precária do atendimento aos pacientes. 

“O Simers está atento à situação dos médicos e da saúde nesses municípios. Como nosso papel é defender a atuação médica e garantir condições de trabalho adequadas, gostaríamos de saber como ficarão as verbas rescisórias desses profissionais, se as empresas que irão entrar vão assumir o pagamento e se os próximos médicos serão contratados de forma celetista”, indagou Luciana Mesko.

Os hospitais de Alvorada e Cachoeirinha estão em processo de transição administrativa. Eles pertencem ao Governo do Estado e deixarão de ser geridos pelo Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC), passando a ser de responsabilidade das instituições João Paulo II (Alvorada) e Ana Nery (Cachoeirinha).

Foto: Marcelo Oliveira/ALRS

Tags: Hospital de Alvorada Hospital Padre Jeremias Alvorada Cachoeirinha IC-FUC Região Metropolitana

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política