Simers é destaque no Congresso Gaúcho de Psiquiatria e aprofunda parceria com APRS na defesa do Psiquiatra e da Psiquiatria no Estado
Vida

Simers é destaque no Congresso Gaúcho de Psiquiatria e aprofunda parceria com APRS na defesa do Psiquiatra e da Psiquiatria no Estado

Compartilhe

06/09/2023 10:28

Durante o XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria, que aconteceu em Bento Gonçalves de 31 de agosto a 2 de setembro, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou ativamente como um dos apoiadores do evento, que possui excelência acadêmica e científica reconhecidas. Seguindo a linha de forte aproximação com outras entidades e instituições, de diversas especialidades e setores, Simers e a Associação de Psiquiatria do RS (APRS) devem aprofundar ações em conjunto, inclusive com a provável assinatura de um termo de parceria institucional e colaboração mútua entre as duas entidades.

Os encaminhamentos foram anunciados na manhã da última sexta-feira, 1, pelo diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, o psiquiatra Fernando Uberti, e o presidente da APRS, Fernando Schneider. A iniciativa busca contemplar a realização de eventos científicos em conjunto, participação compartilhada em espaços de debate, e ações articuladas e complementares que representem a defesa do Psiquiatra e do exercício da Psiquiatria com valorização e autonomia.

De acordo com Uberti, a participação da entidade no Congresso como apoiadora já marca o início de uma caminhada conjunta entre as entidades. “É uma grande honra para o Simers fazer parte desse importante Congresso Gaúcho de Psiquiatria, de tradição e excelência reconhecidos, e esse é apenas o início de um trabalho articulado com alto potencial de representatividade aos Psiquiatras gaúchos. Temos inúmeras pautas convergentes, e desejamos uma parceria institucional ampla, perene, que vá desde o fomento à produção e debate científico consistentes, até a defesa da prática profissional do Psiquiatra e das suas prerrogativas e necessidades de justa valorização. Da mesma forma, e como desdobramento disso, podemos e devemos estar lado a lado pela expansão e qualificação da assistência psiquiátrica em nosso estado, uma pauta não só dos médicos ou da Psiquiatria, mas da sociedade gaúcha.”, ressalta Uberti.

Para Schneider, Simers e APRS são instituições que naturalmente convergem na defesa dos mesmos objetivos. “Buscamos a qualificação profissional contínua do psiquiatra, seja pela defesa da prática profissional dos nossos colegas, ou pela educação continuada e promoção de conhecimento na área. Por isso, essa é uma aproximação mais do que necessária”, destaca o presidente da Associação. 

Parcerias já firmadas

O diretor-geral do Simers explica que a nova parceria encaminhada dá continuidade à linha de aproximação do maior sindicato médico da América Latina com diversas entidades e instituições, buscando ampliar seu alcance e a necessária articulação interinstitucional para criar soluções aos atuais desafios do sistema de saúde brasileiro.

Uberti cita, como exemplo, os Termos de Colaboração Mútua já assinados com a Defensoria Pública do Estado (DPE/RS), Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Associações Médicas de diversos municípios gaúchos, e que também deve ser firmado com o Ministério Público Estadual (MP-RS) e Federação dos Municípios do RS (Famurs).

Tags: Saúde Mental Núcleo de Psiquiatria Simers saúde mental é assunto sério o ano todo Psiquiatra Psiquiatria valorização do médico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política