Simers e IPE Saúde discutem honorários, inscrições do Programa Mais Assistência e condições de trabalho
Defesa

Simers e IPE Saúde discutem honorários, inscrições do Programa Mais Assistência e condições de trabalho

_Reunião abordou demandas da categoria médica, incluindo ainda teleatendimento e especialidades

Compartilhe

06/02/2026 11:41

 

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) reuniu-se, nesta quinta-feira, dia 5, com representantes do IPE Saúde para apresentar e discutir demandas dos médicos credenciados do instituto. O encontro abordou a valorização dos profissionais, principalmente em temas relacionados aos honorários, ao teletrabalho e às inscrições do Programa Mais Assistência, além de outros assuntos.

A reunião contou com a presença de Ana Coronel, acompanhada das assessorias jurídica e de relações governamentais do Sindicato. Pelo IPE, estiveram presentes o chefe de gabinete, Renato Werlang, a assessora de planejamento, Gabriela Borba Flores, e o gerente de relacionamento, Claure Ricardo Eric, além do deputado estadual Thiago Duarte.

Honorários, revisão de procedimentos e estorno do INSS

Durante o encontro, o Simers pontuou a necessidade de revisar os honorários pagos aos médicos, aproximando os valores recebidos por profissionais que atuam como pessoa física e pessoa jurídica. O instituto concordou em avaliar a demanda considerando os argumentos e posições destacadas pelo Sindicato.

 

LEIA MAIS

Prorrogado cadastramento de médicos ao IPE Saúde

Simers negocia demandas com o IPE Saúde

Simers faz nova rodada de esclarecimentos sobre credenciamento ao IPE Saúde

 

O Simers também relatou problemas relacionados à revisão de procedimentos realizados, que estariam pendentes devido à falta de pessoal. Segundo o IPE, já houve uma ampliação da equipe responsável, mas está previsto ingresso de novos profissionais, o que deve contribuir para regularizar a situação.

Também foram pauta da reunião os estornos de retenção do INSS, que aparecem nos demonstrativos de pagamento, mas que não são efetivamente realizados, segundo os profissionais da categoria. O instituto se comprometeu em verificar as situações apresentadas, a partir dos casos que serão encaminhados pelo Simers. 

Programa Mais Assistência

Outro tema discutido foi o edital do IPE Saúde para o credenciamento de médicos no Programa Mais Assistência. Ana Coronel destacou a importância das etapas do edital para garantir que os médicos que estão finalizando a residência possam participar do processo, enquanto aguardam a emissão do Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Por sua vez, o instituto informou que os ciclos de credenciamento serão continuados, permitindo que os médicos tenham tempo hábil para reunir a documentação necessária.

Atendimento remoto

O retorno do teletrabalho também esteve entre os assuntos abordados. Ana lembrou que o serviço foi ofertado durante a pandemia de covid-19, fazendo com que os médicos investissem para atender nesta modalidade. O chefe de gabinete Renato Werlang destacou que o teletrabalho é considerado uma tendência e poderá ser avaliado em breve. 

Defasagem na patologia 

Ana destacou ainda a situação dos médicos patologistas. Profissionais da área procuraram o Simers para relatar a defasagem dos valores pagos pelo IPE Saúde, que seriam inferiores aos praticados por outros convênios. O Sindicato enfatizou a seriedade do tema e garantiu que continuará acompanhando as discussões futuras com o instituto. O IPE acolheu as demandas apresentadas e se comprometeu em avaliá-las.

 

Simers: coragem para fazer. Gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Remuneração médicos credenciados

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política