Simers e Sindomed buscam esclarecimento sobre a alteração na escala da pediatria na UPA de Santa Maria
Médico

Simers e Sindomed buscam esclarecimento sobre a alteração na escala da pediatria na UPA de Santa Maria

Sindicatos estão preocupados que uma possível sobrecarga de trabalho dos profissionais prejudique o atendimento à população

Compartilhe

14/05/2025 01:00

O atendimento pediátrico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Maria foi tema de reunião do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e o dos Médicos de Santa Maria (Sindomed) com a administradora do local. A categoria está preocupada com mudança na alteração da escala e de uma possível sobrecarga dos profissionais, prejudicando a assistência aos pacientes. O encontro ocorreu na noite dessa terça-feira, 13.

O diretor do Simers na Região Central, Marcos André dos Santos, salientou a importância da disposição da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) ao diálogo. “Queremos chegar a um ponto que seja benéfico para todos, para o médico e para a população”, afirmou. O presidente e o vice do Sindomed, Walter Priesnitz e João Alberto Larangeira, também relataram preocupação com a mudança na escala.

De acordo com a Sefas, atualmente, há dois pediatras a cada turno de 12 horas. Eles atendem 25 pacientes, em média, nas 24 horas. A entidade propôs seguir com dois profissionais durante o dia, mas reduzir para um à noite. A equipe manifestou receio de que o período noturno ficasse sobrecarregado. A nova sugestão da Sefas é de que fiquem dois pediatras até as 22h e um até as 7h30. Em dias de alta na demanda, um profissional de sobreaviso será chamado.

O Simers e o Sindomed irão levar a proposta para avaliação da categoria.

 

Tags: Santa Maria Escalas médicas Pediatria Emergência

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política