Simers em Brasília: entidade médica amplia articulações e lança campanha nacional contra a violência a profissionais da saúde
Defesa

Simers em Brasília: entidade médica amplia articulações e lança campanha nacional contra a violência a profissionais da saúde

Agenda institucional busca defender direitos da categoria, denunciar contratações irregulares e ampliar visibilidade para agressões a médicos

Compartilhe

15/08/2025 17:29

Fotos: Divulgação/Ascom Simers

Nos dias 13 e 14 de agosto, o vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e diretor de Defesa Profissional da Federação Médica Brasileira (FMB), Felipe Vasconcelos, e o presidente da FMB, Geraldo Ferreira, cumpriram uma intensa agenda institucional em Brasília. A mobilização teve como foco a ampliação das articulações com órgãos federais, a defesa dos direitos da categoria médica e o lançamento da campanha nacional contra a violência a profissionais da saúde. A iniciativa incentiva denúncias de agressões físicas ou verbais por meio do plantão 24 horas do Simers, pelo número 0800 510 2569. Como parte da campanha, o Simers promoveu o Simpósio de Enfrentamento à Violência Contra Médicos, realizado no dia 8 de agosto, em Santa Cruz do Sul, com palestras sobre condutas diante de agressões, manejo de conflitos e emissão de atestados médicos.

Entre os compromissos da agenda, Vasconcelos e Ferreira estiveram na Controladoria-Geral da União (CGU), onde foram recebidos pelos diretores Cássio Mendes e Daniel Gontijo. A pauta incluiu denúncias sobre terceirizações irregulares no Sistema Único de Saúde (SUS), envolvendo contratações de médicos como empresas e a utilização de cotas de participação em sociedades empresariais. Segundo o dirigente, esse tipo de vínculo configura intermediação irregular de mão de obra e fraude à legislação trabalhista, ao suprimir direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ainda pela manhã, Vasconcelos participou, de forma virtual, da reunião da subcomissão de avaliação dos cursos de medicina, no Ministério da Saúde, onde destacou a preocupação com a qualidade da formação médica no país.

No Conselho Federal de Medicina (CFM), os representantes foram recebidos pelo presidente Hiran Gallo e pelo conselheiro Carlos Magno. Na reunião, com participação também do presidente da FENAM, foi solicitado apoio institucional à campanha contra a violência e reforçadas as denúncias sobre modelos de contratação precarizantes. O Simers propôs ainda que o CFM elabore uma resolução para coibir práticas fraudulentas de vínculo empregatício que afetam a dignidade do exercício da medicina.

A comitiva também visitou a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), onde se reuniu com o presidente Paulo Ziulkoski e o diretor João Luiz dos Santos. A entidade municipalista comprometeu-se a divulgar a campanha nacional contra a violência a profissionais da saúde entre os mais de cinco mil municípios associados. Durante o 33º Congresso da Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB), a campanha foi apresentada a dirigentes de instituições de saúde de todo o país. A Fenam e a CMB firmaram parceria para levar a ação aos mais de 1.500 hospitais da rede filantrópica. A campanha será oficialmente lançada durante evento da CMB em Bento Gonçalves, entre os dias 24 e 26 de setembro. A mobilização também chegou à sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), onde o assessor da presidência, Fausto Figueira Mello, recebeu os materiais da campanha e manifestou apoio à pauta da segurança dos profissionais da saúde.

Foto: Divulgação/Ascom Simers

Com presença estratégica em diferentes esferas, o Simers reforça seu papel na defesa da categoria médica, atuando para coibir abusos nas contratações e promover um ambiente de trabalho mais seguro, ético e digno em todo o país.

Leia mais:

Promovido pelo Simers, Simpósio de Enfrentamento à Violência Contra Médicos reúne dezenas de pessoas em Santa Cruz do Sul
Simers em Santa Cruz do Sul: entidade ouve médicos e pede apoio de autoridades no combate à violência contra médicos
Simers pede mais segurança e respeito aos médicos em reunião especial na Câmara de Santa Cruz do Sul

Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.

 

Tags: Médicos Medicina Violência contra os médicos precarização das relações de trabalho

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política