A diretora da Região Norte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sabine Chedid e o delegado sindical de Passo Fundo, Henrique Oliani, realizaram reuniões com as vereadoras do referido município, Ada Munaretto (PL) e Eva Valéria Lorenzato (PT), nos dias 22 e 29 de maio, respectivamente.
Os encontros, no formato online, tiveram como pauta a redução nos vencimentos dos médicos que desempenham as suas funções através de contrato emergencial temporário, bem como o baixo valor na remuneração projetada para o concurso público, a ser realizado no mês de julho do corrente ano.
“Os rendimentos previstos, tanto para as contratações emergenciais temporárias, quanto para o concurso público, provocam o aviltamento dos honorários médicos e a desvalorização da categoria. Além disso, a impossibilidade da realização da carga-horária de 10hs semanais, pelos médicos especialistas, nas mencionadas contratações por tempo determinado, acaba impedindo que mais profissionais se interessem em exercer as suas atividades da rede municipal de atenção básica de Passo Fundo”, observa Sabine.
“Nesse sentido, estamos dialogando com o Executivo para que as devidas adequações sejam implementados e agora também buscamos apoio do Legislativo”, complementa Oliani.
As parlamentares foram informadas que já houve reuniões com a Procuradoria Geral do Município (PGM) e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no sentido de exposição dessas dificuldades. E, embora o aceno positivo por parte do poder público, nenhum ajuste acabou se concretizando até o momento.
As vereadoras receberam os pedidos e se posicionaram favoráveis aos pleitos do Simers, se comprometendo a levar as demandas aos demais parlamentares para juntos buscarem soluções apropriadas para a valorização da categoria médica, no município.
A diretora Sabine colocou toda a estrutura do Sindicato à disposição dos vereadores para qualquer questionamento que, porventura, venha a surgir nos debates. Ainda serão realizadas requisições para novos encontros com representantes do Executivo municipal a fim de que um resultado satisfatório e razoável seja firmado e efetivado.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.