Simers em Passo Fundo: membro do núcleo do médico jovem aborda a Inteligência Artificial no futuro do trabalho médico em sua palestra na Feitech 2024
Médico

Simers em Passo Fundo: membro do núcleo do médico jovem aborda a Inteligência Artificial no futuro do trabalho médico em sua palestra na Feitech 2024

O encontro, realizado na Arena do Centro de Eventos do Gran Palazzo, ocorreu no Simpósio de Inovação em Saúde da Ameplan, ocorrido nos dias 25 e 26 de outubro, dentro da programação da Feitech.

Compartilhe

28/10/2024 15:26

O painel com o tema: “Papel da IA no Futuro do Trabalho Médico”, teve participação do médico residente em Clínica Médica Ângelo Fajardo Almeida, membro do Núcleo Médico Jovem do Simers e da Comissão de Integração do Médico Jovem do Conselho Federal de Medicina (CFM). O moderador foi Vinicius Dal Maso e o debatedor, Francisco Madalosso de Bittencourt. O encontro, realizado na Arena do Centro de Eventos do Gran Palazzo, ocorreu no Simpósio de Inovação em Saúde da Associação Médica do Planalto - Ameplan, ocorrido nos dias 25 e 26 de outubro, dentro da programação da Feitech - Feira regional de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo, em Passo Fundo. 

Para o médico Ângelo Fajardo, a inteligência artificial vem estando cada vez mais presente na Medicina, desde a parte da anamnese, diagnóstico, tratamento e a forma de registro de informações. “O problema é que atualmente não existe uma regulação específica sobre o tema, especialmente no respeito à privacidade do paciente e consequentemente no direito do médico, na forma que isso vai ser utilizado e quem está responsável por essas informações”, observou o médico .

Tema tem de ser tratado na formação médica

“Aqui no evento a gente pode discutir um pouco sobre esse caminho, de como a inteligência artificial estará no futuro da prática médica, da Medicina. Tem dois pontos que resumem isso, um deles é a necessidade de uma regulamentação, ter a definição de quem é responsável por essa informação, respeitando os princípios da bioética e da privacidade dos dados e do respeito ao médico. O segundo é como que iremos aplicar isso, como que iremos ensinar o médico a aplicar as tecnologias, a inteligência artificial e toda sua gama de oportunidades na prática médica”, disse Fajardo. O médico lembra que o tema pouco vem sendo tratado na formação médica, não está presente no currículo, o que precisa ser revisto.

Tags: Simers 93 anos Medicina Médicos Região Norte Passo Fundo Associação Médica do Planalto (Ameplan)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política