O diretor da Região Sul do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e integrante do Núcleo de Obstetrícia da entidade, Marcelo Sclowitz representou o Sindicato na solenidade de inauguração do novo prédio de atendimento de Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Otorrinolaringologia e Oftalmologia, do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), nesta sexta-feira, 19. O evento, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, marcou uma nova etapa no projeto batizado de Cidade SUS e que pretende transformar o Campus da Saúde em um centro de excelência para atendimentos via Sistema Único de Saúde.
“A inauguração do novo prédio é um novo marco na história da Universidade, e no atendimento aos usuários dos SUS de Pelotas e região. Sou professor da universidade desde 2003 e quando cheguei na UCPel se vivia um momento de crise e de muitas dificuldades e hoje a gente vê contemplada algo que nós vínhamos pedindo há muito tempo, que é um ambiente de trabalho muito qualificado, amplo, que não contribui somente para o nosso trabalho, mas que também é um grande estímulo os nossos alunos e para a comunidade de pacientes que ganha um espaço muito mais confortável”, afirmou Sclowitz.
A UCPel é responsável atualmente, conforme Sclowitz, pela maior maternidade SUS abaixo de Porto Alegre e os investimentos feitos no novo prédio que passa a contar com novos equipamentos, salas climatizadas e uma infraestrutura moderna servem de estímulo para os mais de 15 médicos-professores que atuam na unidade.
Investimentos
O novo espaço tem 5,6 mil m² e oferece ambientes modernos e confortáveis, além de serviços de ponta totalmente gratuitos. O investimento total foi de R$ 20 milhões e deverá possibilitar o aumento do total de atendimentos diários de 500 para 1 mil.
Conforme o Reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, o projeto Cidade SUS deve ser finalizado até 2025 e quando isso acontecer o Campus da Saúde contará com 80 consultórios médicos, 27 consultórios odontológicos, três clínicas, uma clínica de fisioterapia, além de um hospital de simulação, um espaço controlado, no qual os alunos de todos os cursos da saúde poderão testar procedimentos clínicos de forma experimental.
“Os planos para Cidade do SUS são grandiosos para a comunidade acadêmica, mas ainda maiores para nossa região. Estamos prontos para enfrentar muitos desafios que estão por vir, perseguindo as oportunidades e sempre fazendo a diferença na vida das pessoas”, disse o Reitor.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.