O delegado do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em Santo Ângelo, Egmar Vier, representou a entidade em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, nesta terça-feira, 2. O encontro foi promovido pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Neri, o Carteiro, em parceria com a Comissão de Saúde do Legislativo Municipal.
O objetivo foi abordar os principais entraves enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santo Ângelo. Entre eles, a dificuldade de suprir a demanda por exames essenciais, como raios X, ecografias e tomografias, em razão dos cortes de recursos estaduais na área da saúde. A previsão de repasse de 12% para o setor, estimada até o ano de 2031, também foi questionada durante o encontro.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, o gasto atual do município é de 21%. Santo Ângelo, de acordo com a Prefeitura, conta com quatro postos de saúde com teste de teleconsulta e existem seis Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, também em testes. Para a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tem todo aparelhamento para a Telessaúde, mas as cirurgias precisarão ser feitas. Alegam que existem cerca de 800 pacientes na fila, acrescentando que existem vários pedidos judiciais de cirurgias e outras complexidades. Foi relatado, no encontro, que muitos pacientes acabam sendo colocados em Vans e direcionados a outros municípios, entre eles São Borja, 200km distante.
LEIA MAIS:
- Simers conquista botão do pânico na UPA de Santo Ângelo;
- Apedido: Hospital Regional das Missões de Santo Ângelo;
O Deputado Neri, o Carteiro, ressaltou o Projeto sobre Telessaúde, proposto em parceria com o Simers, que está tramitando na Assembleia Legislativa e aguarda pela aprovação do Governo do Estado. O parlamentar também se prontificou em agendar um encontro com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergman, para que seja repassado os encaminhamentos da audiência pública, principalmente aquelas relacionadas à realização de exames, consideradas mais urgentes e pedir esclarecimentos sobre os cortes que foram feitos pelo Governo.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.