Representantes do Simers estiveram em Brasília, nesta semana, para articular o início da rediscussão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Capital Federal, o vice-presidente da entidade, Edson Machado, e o Diretor de Interior, Fernando Uberti, tiveram encontros com autoridades para avançar na pauta, uma das prioridades da nova gestão.
Na Esplanada dos Ministérios, o vice-presidente e o diretor tiveram encontro com a médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES) e com o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), Hélio Angotti Neto. No encontro, ficou acertada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para rediscutir o SUS, do qual o Simers fará parte.
Em agenda no Congresso Nacional com o Diretor Legislativo da Liderança da Bancada do partido Novo, Rodrigo Saraiva Marinho, ficou definida a participação da assessoria técnica e dos deputados do NOVO no GT, que terá como objetivo fundamental caminhar rumo a um sistema eficaz e sustentável financeiramente. Além disso, o tema foi discutido entre os representantes do Simers e o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS). O parlamentar informou que protocolou pedido para a criação de uma comissão externa, no Congresso, para rediscutir o SUS. Segundo ele, falta apenas a assinatura do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para que essa comissão seja instalada.
O vice-Presidente do Simers Edson Machado afirmou que “rediscutir os fundamentos do Sistema Único de Saúde é imperativo para garantir a sustentabilidade do sistema e do acesso à saúde para o conjunto da população. Está passando da hora de enfrentar as questões de financiamento e gestão. O paternalismo estatal está ultrapassado e incompatível com a eficiência reclamada pela sociedade. O Simers iniciou este processo e será protagonista nesta grande questão nacional", afirmou.
O diretor Fernando Uberti ressaltou que “essa é a mudança mais estrutural e profunda na saúde do país nas últimas décadas. Ao rediscutirmos nosso sistema de saúde e seu formato, podemos equacionar diversos gargalos que impedem uma saúde de qualidade aos brasileiros. Com esses encontros, o Simers firma seu protagonismo na vanguarda desse debate”, salientou.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.