Simers festeja vitória na luta para salvar o Beneficência
A Luta

Simers festeja vitória na luta para salvar o Beneficência

Dez meses depois de lançar a campanha pública em favor do Beneficência Portuguesa, o Simers comemora a reabertura do hospital. A mobilização para manter o atendimento na casa de saúde, uma das causas que mobilizaram o Simers nos últimos meses,...

Compartilhe

28/08/2018 20:57

Dez meses depois de lançar a campanha pública em favor do Beneficência Portuguesa, o Simers comemora a reabertura do hospital. A mobilização para manter o atendimento na casa de saúde, uma das causas que mobilizaram o Simers nos últimos meses, celebra uma vitória desde as 8h da terça-feira, 28 de agosto, quando foram reabertos 22 leitos no quarto andar para internação e 11 leitos de observação na unidade de pronto-socorro. Em 28 de outubro passado, ao lançar a campanha, o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, ressaltou que, sim, era possível salvar o hospital com a mobilização da sociedade, como havia ocorrido nos anos de 1980 para impedir a falência da Santa Casa, à época com a liderança do arcebispo dom Vicente Scherer. O movimento pelo Beneficência recebeu o apoio de personalidades como Luis Fernando Verissimo, Martha Medeiros, Jorge Furtado e Lauro Quadros. Também teve a adesão de importantes instituições para a viabilidade do estudo que permitiu a retomada das atividades, como Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês. Ainda conduzindo a reestruturação física do hospital, o compromisso dos novos administradores – a Associação Beneficente São Miguel (ABSM) – será retomar o convênio com a prefeitura de Porto Alegre para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o número de leitos e procedimentos. A instituição recebe pacientes oriundos de 220 municípios do Rio Grande do Sul.  

Editorial ZH destaca atuação do Simers

Sobre a luta em favor do Beneficência Portuguesa, o jornal Zero Hora destaca em editorial desta quinta-feira (30): "A retomada das atividades só foi possível devido à mobilização da sociedade civil, com o apoio institucional do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)". editorial_zh

A luta pelo Beneficência

Relembre as ações para salvar o atendimento na casa de saúde: 28/10/2017 – O Simers lança a campanha pelo Hospital Beneficência Portuguesa. O Minuto Simers começa a engajar a população, lembrando da mobilização dos anos de 1980 para impedir a falência da Santa Casa com a liderança do arcebispo dom Vicente Scherer. 21/11/2017 – O Simers conquista apoio da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para debater em audiência pública a situação do hospital e defende que as soluções dependem de mobilização irrestrita. 14/12/2017 – A Frente Parlamentar de Defesa do Hospital Beneficência Portuguesa é lançada em cerimônia no Museu de História da Medicina do RS. 21/12/2017 – O presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, busca o apoio de senadores gaúchos. 18/1/2018 – O Simers anuncia a adesão da rede Panvel à campanha. O hospital será contemplado com o Troco Amigo, que permite a doação de qualquer quantia do troco das compras de clientes para a instituição. 6/2/2018 – Mais um apoio conquistado para a mobilização: o Ministério da Saúde confirma que Hospital Sírio-Libanês fará consultoria no Beneficência. 14/2/2018 – Em coletiva de imprensa é dado o passo inicial da consultoria pelo Hospital Sírio-Libanês. Com a visita da equipe coordenada pelo diretor-executivo da instituição paulista, Fernando Torelly, são apresentadas as principais ações a serem desenvolvidas. 16/3/2018 – O Banco de Alimentos do Estado doa cestas básicas ao grupo de funcionários da instituição. No decorrer da mobilização, a Santa Casa presta um importante apoio ao fornecer 50 refeições por dia à equipe do Beneficência. 5/4/2018 – O Sindicato dos Leiloeiros Oficiais e a Fecomércio RS promovem um leilão beneficente para arrecadar recursos para a instituição. 24/5/2018 – O Sírio-Libanês entrega relatório apontando os caminhos para manter o funcionamento do Beneficência. 9/7/2018 – Na sede do Simers, a Associação Beneficente São Miguel, assina o contrato em que assume a operação do hospital e se compromete a retomar o atendimento. 28/8/2018 – Às 8h, a Associação Beneficente São Miguel reabre o hospital com 22 leitos no quarto andar para internação e 11 leitos de observação na unidade de pronto-socorro e anuncia que buscará acordo com a prefeitura para retomar convênio e ampliar para atender pelo SUS e ampliar o número de leitos e procedimentos.
Tags: Beneficência Portuguesa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política