Simers inicia Operação Verão 2024
Defesa

Simers inicia Operação Verão 2024

Compartilhe

08/12/2023 21:54

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) lançou a "Operação Verão 2024", no último dia 07, com o objetivo de avaliar e fortalecer o sistema de saúde em diversas localidades do Litoral Norte, incluindo Xangri-Lá, Capão da Canoa, Capão Novo, Torres, Imbé, Tramandaí e Osório. 

O roteiro, coordenado pela diretora Gabriela Schuster, responsável pela Região Litoral Norte do Simers, destaca a importância crucial de preparar o sistema de saúde antes do período de veraneio, visando assegurar a eficiência dos serviços e prevenir desafios potenciais.

Nos dois dias de ação (07 e 08), o Simers identificou várias falhas que demandam atenção imediata, como a sobrecarga de atendimento e assédio verbal enfrentado pelos profissionais de saúde. Além disso, foram observados problemas estruturais e deficiências na gestão de leitos (Gerint), apontando para a necessidade urgente de melhorias.

Em algumas cidades também foi identificado a falta de planejamento para a temporada de veraneio e, também, déficit de medicamentos como Cetoprofeno, Dexametasona, Buscopam e Diazepan. Há locais com escassez de insumos básicos, como papel higiênico, sabonete e álcool, seguido de redução no quadro médico, aumentando a complexidade dos desafios enfrentados pelas equipes médicas.

"A Operação Verão 2024" não tem o objetivo de, apenas, destacar problemas existentes, mas também o de reforçar a importância de uma verificação sistemática antes da alta temporada. A entrega dos apontamentos às administrações municipais é crucial para iniciar a implementação de soluções rápidas e eficazes", define Gabriela.

Na avaliação feita pelo Simers, constam falta de outros medicamentos como Prometazina, Amoxicilina e Benzetacil, além de carência na assistência pediátrica em alguns municípios, além de problemas estruturais, ausência de segurança e falta de sistema de prontuário eletrônico.

O Simers não apenas identifica problemas, mas promove uma abordagem preventiva, fornecendo dados concretos e apresentando questões aos gestores municipais. Dessa forma, o Sindicato desempenha um papel crucial na garantia de que a assistência em saúde durante o veraneio seja eficiente, segura e capaz de atender às demandas da comunidade local e dos visitantes.

 

Tags: Litoral Norte Capão da Canoa Tramandaí Hospital Tramandaí Imbé Pronto Atendimento Torres Torres Hospital Nossa Senhora dos Navegantes Osório Hospital São Vicente de Paulo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política