O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Simers, que institui diferentes ações em defesa do profissional e a condição de trabalho do médico, estabeleceu um canal online para denúncias de assédio moral ao médico durante o desempenho de sua atividade: acesse aqui.
Através desta ferramenta, os médicos poderão relatar situações abusivas de empregadores ou colegas, com total garantia de sigilo. A partir das informações e registros, o Sindicato vai estabelecer atendimento cabível, de forma pontual ou coletiva.
Para o Simers, resguardar ao médico um bom ambiente de trabalho, o respeito ao cidadão e profissional significa propiciar condições de atendimento e promoção da saúde à população.
Além deste link, o Simers também disponibiliza atendimento 24h de um diretor, um advogado e um jornalista para oferecer orientação técnica e jurídica em situações de grave vulnerabilidade. O Plantão Simers funciona 24 Horas e os interessados podem em contato, pelo telefone: 0800 512569.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT, 2003), o assédio moral se caracteriza pela exposição de um trabalhador a perseguição, perturbação, constrangimento e humilhação reiterada durante a jornada de trabalho, especialmente por alguém em posição superior. Situações como estas não devem ser tratadas com normalidade, mesmo no período de aprendizado dentro da residência médica.
Fonte: Organização Internacional do Trabalho (OIT, 2003).
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.