Simers ministra curso sobre Primeiros Socorros para educadores do Instituto Calábria 
A Vida

Simers ministra curso sobre Primeiros Socorros para educadores do Instituto Calábria 

Compartilhe

25/03/2024 17:34


O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do Hub de Solidariedade e pelo Núcleo de Pediatria, realizou na tarde desta sexta-feira, 22/3, na sede da entidade médica a 3ª edição da capacitação ao Curso de Primeiros Socorros para os professores e monitores do Instituto Calábria.  


A atividade ministrada pelos médicos e diretores do Simers, coordenador do Núcleo de Pediatria, Daniel Sauer Wolff, pela diretora  Isabel dos Santos e pela coordenadora do Hub de Solidariedade Simers, Scarlet Orihuela, trouxe aos participantes quais são os principais acidentes que ocorrem com crianças e adultos, e como proceder nesses casos.


Estudantes de Medicina que se capacitaram recentemente via Hub de Solidariedade, auxiliaram na condução da parte prática. O acadêmico, Pedro Santos, realizou manobras de ressuscitação em um boneco, enquanto a coordenadora Scarlet, explicava sobre o procedimento. Um vídeo também foi exposto para ilustrar o processo.


Entre os assuntos abordados, os profissionais trouxeram o sufocamento os engasgos, os diferentes tipos de trauma e como lidar nessas situações. 


Para Scarlet, proporcionar esse aprendizado aos educadores é importante, pois essas manobras poderão salvar vidas. “Essa é uma das formas de nos conectarmos e auxiliarmos a sociedade, o que nos deixa entusiasmados cada vez mais, em possibilitar essa ajuda.”, disse.   


Conforme o Analista da Qualidade do Instituto Calábria, Ítalo Rodrigues, é fundamental esse treinamento. “Tendo o Simers como parceiro é de suma importância para dar essa segurança aos nossos colaboradores.”, argumentou.  
   

Em Porto Alegre,  desde 2018, a Lei 13.479 (Lei Lucas) determina a necessidade de profissionais da educação certificados para atuar em primeiros socorros nas escolas, creches e berçários. 


O curso, que foi prestado de forma gratuita pelo Simers, dará seguimento a quarta edição no segundo semestre. Para informações, encaminhe e-mail para hubdesolidariedade@simers.org.br

Tags: Medicina Curso Sociedade voluntariado Simers Ação voluntária Hub de Solidariedade Núcleo de Pediatria do Simers Pediatria Núcleo Acadêmico Simers (NAS)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política