O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) fez mais uma rodada de negociação com o presidente do IPE Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, na sede do instituto, nesta quarta-feira, 17. A diretora de Porto Alegre, Ana Coronel, levou algumas demandas envolvendo o novo credenciamento, entre outras questões que afetam a categoria.
O valor pago por consulta a médicos que atendem como Pessoa Física (PF) foi um dos pontos abordados. Ana Coronel solicitou que fosse estudada uma valorização. Santos explicou que a remuneração inferior à do médico Pessoa Jurídica ocorre devido aos custos administrativos de gestão dos pagamentos e ao desconto do INSS e ficou de analisar a demanda. “Temos que valorizar os profissionais. Isso vai fortalecer o IPE Saúde”, destacou a diretora do Simers.
A contribuição previdenciária foi outro tema em discussão. Médicos que tiveram o recolhimento feito pelo IPE e que estão se aposentando, encontram dificuldade para comprovar o pagamento. Segundo o instituto, houve uma inconsistência na migração de dados para o eSocial. Já existe um encaminhamento para resolver a situação, mas a conclusão ainda pode demorar. O instituto colocou o e-mail gustavo-friedrich@ipesaude.rs.gov.br para dar prioridade aos casos que necessitem que a inclusão seja feita com celeridade.
LEIA MAIS
Simers faz nova rodada de esclarecimentos sobre credenciamento ao IPE Saúde
Sindicato realiza reunião com médicos do IPE Saúde na Fronteira Oeste
Simers participa de nova reunião em defesa de melhores condições para os médicos do IPE Saúde
Foram esclarecidos também o agendamento de consultas e alguns casos de glosas de honorários em procedimentos que foram autorizados. Nessa questão, o presidente do IPE Saúde esclareceu que está sendo estudada a contratação de um novo sistema que tenha a possibilidade de ajustes e que vai separar a conta do prestador de serviços (onde geralmente ocorrem as glosas), como o hospital, dos honorários médicos. Atualmente, se houver problema na conta hospitalar, o médico tem seus honorários retidos, até que isso seja solucionado.
O Simers lembrou ainda do pedido de prorrogação para o credenciamento, que iniciou em 8 de dezembro e se encerra em 9 de janeiro. Santos disse que isso está sendo analisado. Reuniões periódicas entre o Sindicato e o IPE Saúde devem seguir ocorrendo.
Simers: coragem para fazer. Gestão para avançar! Associe-se.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.