Simers participa da primeira reunião que discute emergências em saúde mental em Porto Alegre
Defesa

Simers participa da primeira reunião que discute emergências em saúde mental em Porto Alegre

Encontro foi na manhã desta sexta-feira, 17, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde da Capital

Compartilhe

17/10/2025 14:24

O diretor e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers), Ricardo Nogueira, participou, na manhã desta sexta-feira, 17, de uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) montado para debater o fechamento das emergências em Saúde Mental de Porto Alegre. O encontrou foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

A agenda teve como objetivo dialogar com diferentes setores sobre as variadas nuances que envolvem o fechamento das emergências psiquiátricas da cidade. Além do Simers, estiveram presentes profissionais que atuam na saúde mental do município, representantes da SMS, a vereadora e psicóloga Tanise Sabino, que é coordenadora da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores, e usuários dos serviços de saúde mental do município. 

Em sua fala, o diretor do Simers pontuou a importância de debater sobre o tema e defender as emergências psiquiátricas. Ele também lembrou do aumento expressivo dos casos de ansiedade, depressão, alcoolismo e suicídio atendidos nos serviços do município. 

LEIA MAIS

NOTA DO SIMERS: Núcleos de Psiquiatria e de Medicina de Emergência alertam para situação da UPA Scharlau após morte de paciente

Prefeitura de Porto Alegre adia fechamento das emergências psiquiátricas após negociação do Simers

“Não podemos admitir o fechamento das emergências psiquiátricas”, defende Ricardo Nogueira

 

“Temos que fortalecer a saúde mental como um todo. Nós moramos todos nessa cidade. Essa cidade é nossa, por isso queremos que essa rede funcione. Todos nós estamos juntos. Emergência psiquiátrica não se fecha, se fortalece”, reiterou Ricardo Nogueira. 

A proposta da prefeitura é que sejam abertos seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em Porto Alegre, que deveriam absorver as demandas das emergências psiquiátricas do Plantão de Emergência em Saúde Mental (PESM), do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) e do IAPI. As emergências seriam fechadas até o fim de 2025, mas tiveram seu encerramento adiado após mobilização contrária liderada pelo Simers.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

 

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers emergência psiquiátrica Secretaria Municipal da Saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política