Simers participa de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre situação de hospitais com serviços de cardiologia
Defesa

Simers participa de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre situação de hospitais com serviços de cardiologia

Compartilhe

02/08/2023 15:36

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), representado pela diretora Luciana Mesko, esteve presente em uma audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado de forma híbrida no final da manhã desta quarta-feira, 2, teve como pauta a superlotação em hospitais com unidades de cardiologia, em especial a do Instituto de Cardiologia, devido há falta de equipamentos, tais como stents e marca-passos, para atender os pacientes.

 

"Viemos aqui para externar nossa preocupação e mostrar que estamos atentos a esta situação que está ocorrendo, especialmente, no Instituto de Cardiologia. Além de afetar a vida dos pacientes que têm aguardado há meses por procedimentos devido há falta de equipamentos, o cenário também reflete na categoria médica, uma vez que a entidade tem a informação de que os médicos contratados pela instituição como Pessoa Jurídica estão há seis meses sem receber, e alguns celetistas registram atrasos de 30 dias nos vencimentos", ressaltou Luciana.

 

Durante a audiência, o deputado Dr. Thiago Duarte, proponente do encontro, contextualizou os problemas enfrentados pela instituição, que acaba refletindo em todo o sistema de saúde do Estado por conta do represamento de pacientes.

 

Já o Promotor de Justiça, Leonardo Menim, destacou que o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) está atento à situação enfrentada pelo Instituto de Cardiologia. Ele mencionou que o órgão já realizou duas reuniões com representantes do hospital e outras entidades para tratar do assunto. Ainda conforme Menim, um novo encontro será realizado no próximo dia 11, às 14h, no gabinete do Procurador-Geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz, para que sejam apresentadas novas informações a respeito da situação financeira da casa de saúde.

 

Também estiveram presentes na audiência pública o diretor técnico do Instituto de Cardiologia, Luciano Rosa, o Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e outras entidades.

 

 

Tags: Medicina Médicos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política