O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), representado pela diretora Luciana Mesko, esteve presente em uma audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado de forma híbrida no final da manhã desta quarta-feira, 2, teve como pauta a superlotação em hospitais com unidades de cardiologia, em especial a do Instituto de Cardiologia, devido há falta de equipamentos, tais como stents e marca-passos, para atender os pacientes.
"Viemos aqui para externar nossa preocupação e mostrar que estamos atentos a esta situação que está ocorrendo, especialmente, no Instituto de Cardiologia. Além de afetar a vida dos pacientes que têm aguardado há meses por procedimentos devido há falta de equipamentos, o cenário também reflete na categoria médica, uma vez que a entidade tem a informação de que os médicos contratados pela instituição como Pessoa Jurídica estão há seis meses sem receber, e alguns celetistas registram atrasos de 30 dias nos vencimentos", ressaltou Luciana.
Durante a audiência, o deputado Dr. Thiago Duarte, proponente do encontro, contextualizou os problemas enfrentados pela instituição, que acaba refletindo em todo o sistema de saúde do Estado por conta do represamento de pacientes.
Já o Promotor de Justiça, Leonardo Menim, destacou que o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) está atento à situação enfrentada pelo Instituto de Cardiologia. Ele mencionou que o órgão já realizou duas reuniões com representantes do hospital e outras entidades para tratar do assunto. Ainda conforme Menim, um novo encontro será realizado no próximo dia 11, às 14h, no gabinete do Procurador-Geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz, para que sejam apresentadas novas informações a respeito da situação financeira da casa de saúde.
Também estiveram presentes na audiência pública o diretor técnico do Instituto de Cardiologia, Luciano Rosa, o Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e outras entidades.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.