Simers participa de reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Porto Alegre
Vida

Simers participa de reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Porto Alegre

Direção do Simers participa da reunião da Cosmam da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na pauta: ações alusivas ao Outubro Rosa. Foi relatado o que a entidade está programando.

Compartilhe

09/10/2021 05:35

A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a médica mastologista Michela Fauth Marczyk representou a entidade médica na reunião, em formato remoto, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM), da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA), nesta quinta-feira, 7. Na pauta: ações alusivas ao Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. A mesa contou com especialistas da área médica, lideranças políticas e da sociedade.

Na primeira parte da reunião foram apresentadas experiências individuais de pacientes, desde o exame, passando pelo diagnóstico e tratamento, além do acompanhamento quimio e radioterápico. Houve quase que uma unanimidade que o momento do diagnóstico é considerado o pior. Com base na realidade brasileira e na situação do sistema de saúde pública, Michela afirmou que “O pior momento é o da dúvida. Esperar um exame, uma consulta pelo SUS. É a falta de profissionais na rede, isso é o mais delicado quando o assunto é câncer de mama”, disse a diretora do Simers.

A importância da aquisição, por parte do setor público, de equipamentos e materiais que auxiliam no diagnóstico ágil do câncer de mama, também foi levantada. Os vereadores presentes no encontro se prontificaram a destinar suas emendas impositivas, para proporcionar a compra de mais equipamentos de ecografia e biópsias. Outro tema levantado foi da necessidade de um centro de diagnósticos, que visa acelerar os diagnósticos, bem como a consulta com especialistas, tratamento e acompanhamento. Para Michela, "um centro de diagnósticos evitaria que mulheres procurassem serviços de alta complexidade. Assim o processo seria mais organizado, ágil e fluido”, explicou.

O Simers, durante todo o mês de outubro, promove campanha referente ao Outubro Rosa. As doações estão sendo recepcionadas em sua sede (Cel. Corte Real, 975 - Petrópolis). Alimentos, mechas de cabelos, perucas e lenços para cabeça serão direcionados a entidades específicas e ONGs que atuam no combate; educação e estímulo ao diagnóstico precoce. A entidade reitera a necessidade das mulheres realizarem exames de mamografia a partir dos 40 anos, principalmente as moradoras da capital, local onde se concentra a maioria dos casos da doença em nível estadual.

Tags: Medicina Médicos Outubro Rosa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política