O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Vinícius de Mello, esteve presente no segundo encontro do Fórum Saúde da Mulher, na tarde de segunda-feira, 29, na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).
O evento foi coordenado pelo mastologista, José Luiz Pedrini, com o intuito de discutir a elaboração da Carta de Porto Alegre, com medidas para agilizar e aprimorar a qualidade de atendimento a pacientes com câncer de mama. Os participantes foram divididos em três grupos da seguinte maneira: Grupo 1 - Legislação e Direito, Grupo 2 - Burocracias administrativas e Grupo 3 - saúde e bem-estar no âmbito social. Para Mello, temas de políticas públicas para a saúde feminina devem ser cada vez mais falados na sociedade.
“É muito importante debates assim, para a saúde da mulher, medidas eficazes e dignas para o atendimento e acolhimentos de pacientes com câncer de mama. Precisamos falar sobre saúde pública e pontos de melhorias nessa área”, disse o diretor do Simers.
Os debates realizados servirão para a elaboração da Carta de Porto Alegre, lançada no 26º Congresso Brasileiro de Mastologia, em abril de 2024. Posteriormente, o documento com as recomendações será encaminhado ao Ministério da Saúde.
Estiveram presentes representantes da Sociedade Brasileira de Mastologia, do governo estadual e municipal, do Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS), da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) e voluntários com interesse na causa.
O Simers segue atuante e à disposição desta e demais pautas da saúde para a defesa e melhoria da categoria médica.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.