Simers prestigia entrega de Medalha da Legislatura a entidades representativas de vítimas da Covid-19
Vida

Simers prestigia entrega de Medalha da Legislatura a entidades representativas de vítimas da Covid-19

Evento aconteceu na Assembleia Legislativa em homenagem proposta pela presidência da Casa

Compartilhe

24/03/2025 15:32

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou, nesta segunda-feira, 24, de homenagem realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) para duas entidades de familiares e vítimas da Covid-19. O evento foi realizado para lembrar os cinco anos da pandemia, cujo primeiro caso foi confirmado no estado em 10 de março de 2020.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia, Pepe Vargas, entregou à Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 e à Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 a medalha da 56ª Legislatura. A honraria é concedida a partir da proposição de um parlamentar e visa reconhecer pessoas ou instituições cujas atuações sejam importantes para o RS.

Pepe Vargas referiu que o parlamento, assim como toda a sociedade foi impactado e lembrou da importância do papel das duas instituições, que foram criadas com o objetivo de atuar na promoção da vida e na articulação de políticas de apoio às vítimas. Segundo ele, muitas pessoas merecem essa homenagem em reconhecimento a tudo que fizeram e fazem, mas destacou que o reconhecimento a estas duas instituições estende-se também aos tantos que lutaram naquele período. Pepe Vargas agradeceu aos representantes e elogiou a importância do papel das entidades civis nas situações de crise como a vivida na pandemia.

O Simers foi representado pelo diretor Jeferson Oliveira, que ressaltou a importância de se valorizar o debate sobre o assunto, de se analisar os processos e buscar sempre atualizar os conhecimentos. “A partir de um evento que preserva a memória das vítimas, se pôde discutir vários temas e perceber as preocupações da população não só com o que aconteceu, mas sobre como vamos nos comportar daqui para frente”, observou. Segundo ele, é importante que o Sindicato Médico esteja presente para apoiar todas as iniciativas que estejam relacionadas à saúde e à medicina e estar sempre ao lado do médico.

 

Sobre as instituições homenageadas

A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (AVICO Brasil) foi fundada em 08 de abril de 2021. O objetivo é garantir o acesso aos Direitos Humanos constitucionais dos sobreviventes da Covid-19 e manter a memória daqueles que morreram em decorrência da doença. Já a Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 foi criada em 30 de abril de 2021. Nasceu como uma rede nacional de apoio e solidariedade aos familiares e às vítimas da Covid-19. Ambas estão entre as primeiras entidades criadas para dar suporte e defender as vítimas da doença no Brasil.

Tags: Covid-19 Homenagem Assembleia Legislativa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política