Simers prestigia solenidade de lançamento da portaria que atualiza regras para concessão e renovação de alvarás em Porto Alegre
Defesa

Simers prestigia solenidade de lançamento da portaria que atualiza regras para concessão e renovação de alvarás em Porto Alegre

Evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 11, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre da Capital

Compartilhe

11/11/2025 13:55

Foto divulgação Ascom/Simers

A conselheira do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Lúcia Osório participou, na manhã desta terça-feira (11), da solenidade de lançamento da Portaria nº 36057382/2025, que atualiza as regras para concessão e renovação de alvarás de saúde e licenças de transporte em Porto Alegre. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS). 

Além do Simers, estiveram presentes outras entidades de classe, o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, o vereador Jessé Sangalli, proponente da portaria, e a prefeita em exercício, vereadora Nádia Gerhard (Comandante Nádia).

“Essa lei, que amplia os períodos dos alvarás, beneficia os médicos porque ajuda a desburocratizar os processos”, disse Lúcia Osório.

 

LEIA MAIS

Presidente do Simers conhece Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado

Segunda reunião de Grupo de Trabalho sobre as emergências psiquiátricas tem presença de diretor do Simers

Encontro com Secretaria da Saúde de Porto Alegre debate questões da Atenção Primária

 

A prefeita em exercício comparou a publicação da portaria a uma “gincana” pela busca de documentos para obtenção de alvará que, agora, deve chegar ao fim. 

“É o fim daquela gincana em que a pessoa quer ter um alvará, entrega toda a documentação, mas, no fim, faltou uma coisinha. Isso a cada ano. Pode parecer rápido, mas é uma espada na cabeça dos empreendedores”, afirmou Nádia Gerhard. 

Novos prazos

Publicada no Diário Oficial de Porto Alegre em 14 de outubro, a portaria define novos critérios e prazos de validade para estabelecimentos do setor regulado classificados como de médio (Risco II) e alto risco (Risco III), que devem possuir alvará de saúde válido para funcionar na cidade.

Os prazos de vigência dos alvarás passam a variar de um a cinco anos, conforme o histórico de penalidades, denúncias procedentes e eventuais interdições registradas em Processos Administrativos Sanitários (PAS), conforme o Anexo 1 da portaria. Mesmo com alvará vigente, os estabelecimentos continuam sujeitos à fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal. 

“O que nós queremos é investimento e segurança. Que as pessoas queiram investir na nossa cidade. Não queremos mais perder investimentos para Estados vizinhos”, disse Fernando Ritter.

 

Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Secretaria Municipal da Saúde saúde de Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política