Simers realiza reunião de avaliação situacional de hospitais na Região Metropolitana
Defesa

Simers realiza reunião de avaliação situacional de hospitais na Região Metropolitana

Compartilhe

14/05/2024 17:19

Objetivo do encontro foi avaliar condições de trabalho dos médicos em hospitais para garantir atendimentos de  qualidade aos atingidos pelas cheias

Nesta terça-feira, 14, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou uma reunião virtual para avaliar a situação de hospitais na Região Metropolitana e de Porto Alegre. Objetivo do encontro é levantar as condições básicas de trabalho aos médicos para garantir atendimentos de qualidade aos gaúchos atingidos pelas cheias no Estado.

Para o presidente do Simers, Marcos Rovinski, garantir condições mínimas de trabalho para os médicos é defender a saúde da população. “Neste triste momento da nossa história é fundamental que os médicos e voluntários consigam trabalhar com alguma estrutura para atender com qualidade as pessoas que perderam tudo e estão sofrendo”, explica.

Fernando Uberti, vice-presidente da entidade, explica que o Simers está atuando em várias frentes para garantir que a população afetada consiga ser atendida. “Desde o início deste desastre natural temos atuado arrecadando doações de itens básicos e medicamentos, cadastrando médicos voluntários, gerenciando escalas de médicos em alguns abrigos da capital, além de auxiliar na saúde mental de atingidos e agentes de Segurança envolvidos em resgates, tudo isso para ajudar a sociedade gaúcha a retomar a sua normalidade. E esse é um processo longo, com várias etapas. Já estamos projetando o impacto no sistema hospitalar, e avaliando demandas”, destaca.

Até o momento são 446 municípios afetados no Rio Grande do Sul, totalizando 76.884 pessoas em abrigos e mais de 530 mil gaúchos fora de casa. Mais de dois milhões de pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pelo desastre natural que destruiu o Estado. Em Canoas, uma das cidades mais afetadas pelo evento climático, o Hospital de Pronto Socorro necessitou de evacuação.

 

Tags: Porto Alegre Região Metropolitana hospitais Emergência enchentes Rio Grande do Sul

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política