Simers reforça necessidade de contratação de psiquiatras e de exames complementares em reunião com diretora do Hospital São Pedro
Defesa

Simers reforça necessidade de contratação de psiquiatras e de exames complementares em reunião com diretora do Hospital São Pedro

Compartilhe

29/02/2024 11:57

A constante preocupação do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq - Simers) com a assistência em saúde e o ensino no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) foi tema de nova agenda com a diretora da instituição, Maria Letícia Ikeda, nesta terça-feira, 28. Na oportunidade, o diretor-geral do Simers e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, Fernando Uberti, acompanhado do diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi, buscou informações sobre as melhorias estruturais que estão sendo realizadas, a previsão de reabertura da Unidade de Dependência Química (UD), a rede de exames complementares aos pacientes internados, além da situação dos insumos, equipamentos e, principalmente, de recursos humanos na instituição.

Uberti destacou a necessidade de respostas mais rápidas e efetivas do governo do estado sobre os questionamentos que vêm sendo realizados pelo Simers, ao longo dos anos. A pauta também tem sido debatida com diferentes instituições, incluindo Ministério Público Estadual (MPRS) e a Assembleia Legislativa do RS. 

“Reiteramos a urgência de contratação de médicos psiquiatras para o São Pedro. Hoje, temos mais médicos de outras especialidades do que psiquiatras atuando no mais importante centro de assistência psiquiátrica hospitalar do estado, ou seja, uma contradição autoexplicativa da falta de prioridade do governo estadual com o HPSP. As pautas são as mesmas há dois anos e sem avanços expressivos. Parece haver um tratamento negativamente diferenciado ao São Pedro. Faltam exames básicos, faltam profissionais e sobram justificativas burocráticas para uma inércia que prejudica milhares de famílias de gaúchos, que hoje lutam por leitos psiquiátricos”, destaca Uberti. 

O Simers deve dar início à forte atuação na mídia do estado, bem como junto ao MPRS e à Ordem de Advogados do Brasil - Rio Grande do Sul (OAB/RS) para apontar a falta de priorização do governo do estado com o São Pedro.

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Psiquiatria Psiquiatra Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política