Simers se reúne com médicos reguladores do Município de Porto Alegre
Defesa

Simers se reúne com médicos reguladores do Município de Porto Alegre

Encontro virtual colheu demandas da categoria, que serão apuradas e encaminhadas para os órgãos competentes

Compartilhe

20/03/2025 15:36

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) organizou uma reunião com os médicos reguladores vinculados ao município de Porto Alegre, com o objetivo de ouvir as demandas e fazer os encaminhamentos necessários. A maior preocupação diz respeito ao Decreto Municipal que trata da regulamentação do teletrabalho e de que forma ele abrange a categoria. O ponto mais controverso é que o regramento pressupõe suposta incompatibilidade com a percepção do adicional noturno,  o que, segundo o jurídico do Simers, pode contrariar o Estatuto do Servidor.

Além desse assunto, outras duas pautas foram levantadas durante a reunião: o recebimento de ordens judiciais por parte dos reguladores plantonistas e a competência de utilizar a prerrogativa da vaga impositiva junto aos hospitais. Sobre o primeiro assunto, foi esclarecido que os médicos podem receber as determinações que chegarem do Judiciário, mas não são parte do processo. O recebimento se dá como representante da Secretaria de Saúde, que é quem será cobrada pelo cumprimento dos prazos. O Sindicato sugeriu, ainda, que se pleiteie junto à SMS um fluxo que contemple o andamento dessas ordens.

Já sobre a vaga impositiva, a dúvida dos reguladores está no sentido de eles poderem ou não utilizar esse mecanismo, que é de competência dos atendimentos de urgência e emergência. O Simers buscará o agendamento de uma reunião como Secretário Municipal da Saúde (SMS) para tratar as três pautas apresentadas pela categoria e buscar as soluções necessárias.

Tags: saúde de Porto Alegre Médicos reguladores

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política