Situação no Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, é calamitosa
A Luta

Situação no Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, é calamitosa

Compartilhe

28/03/2018 17:15

Foto: Guilherme Tubino/Simers
Foto: Guilherme Tubino/Simers

Médicos especialistas com os salários de janeiro e fevereiro atrasados. Investimento insuficiente para bancar os custos de operação. Incerteza. Este é o quadro em que se encontra o Hospital São Vicente de Paulo, em Osório.

Dois meses atrás, o Simers se reuniu com a gestão do hospital e representantes do Ministério Público para discutir possíveis saídas para a crise. Mas as perspectivas pouco mudaram desde então. A gestão, por exemplo, havia negociado o pagamento de uma dívida antiga em até dez parcelas. Até o momento, porém, somente quatro foram pagas.

Os administradores do hospital não dão previsão de quando o saldo dessa dívida será quitado. Nem mesmo os salários atrasados têm perspectivas concreta de pagamento. E a razão, segundo os gestores, seria a falta de aporte financeiro por parte da prefeitura de Osório, bem como a permanência dos atrasos nos repasses do governo estadual.

O Hospital São Francisco de Paulo é – ou deveria ser – referência na região para atendimentos em algumas especialidades, como a cardiologia. Entretanto, com as dificuldades financeiras, não há mais especialistas disponíveis para cobrir a demanda em todos os horários, o que amplia os riscos para os pacientes que precisam de tratamento rápido.

O diretor do Simers André Gonzales classifica o cenário como calamitoso. “É uma situação antiga e precisa ter fim. O Simers irá atrás da confissão de dívida para que a prefeitura honre o restante das parcelas e outros pagamentos, pois é a interventora do hospital”, salienta.

A intervenção por parte da prefeitura começou em 2014 e está próxima do fim – deve se encerrar no dia 15 de julho. Conforme informações obtidas pelo Simers, algumas empresas já teriam sinalizado interesse em assumir a gestão do São Vicente de Paulo.

Tags: Hospital São Francisco de Paulo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política