Tramandaí: Simers busca informações sobre a implementação de prontuário eletrônico na UPA
Defesa

Tramandaí: Simers busca informações sobre a implementação de prontuário eletrônico na UPA

Compartilhe

29/01/2024 13:59

 

A diretora do Litoral Norte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Gabriela Schuster, acompanhada das assessorias jurídica e política, foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde de Tramandaí, Luciano Saltiel, na manhã de sexta-feira, 26. Na pauta do encontro estava a busca por informações sobre a informatização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A diretora da entidade ressaltou que o preenchimento manual de receituários, requisições para exames e prontuários, prejudica a qualidade do atendimento. “Nossa visita tem o objetivo de sabermos como está este processo de informatização, se a Unidade já possuí computadores, se os profissionais serão treinados e se tem um prazo estabelecido para que isso seja posto em prática”, mencionou Gabriela.

O secretário informou que a pasta está em processo de implementação de um sistema informatizado em toda a rede. Duas enfermeiras que atuam na UPA e na Unidade Básica de Saúde (UBS), participaram da reunião e mencionaram que a informatização deve entrar em vigor em fevereiro. Segundo as profissionais, alguns processos já ocorrem de maneira eletrônica. Porém, o que vai alterar, a partir da adesão ao programa informatizado, é o acesso de todos os médicos aos prontuários eletrônicos.

Segundo a secretaria, os profissionais estão recebendo treinamento especializado e que a adesão ao sistema teve início na Atenção Básica e na Farmácia, onde a integração das informações vai reduzir as despesas e qualificar o estoque de medicamentos e insumos.

A equipe do Simers questionou sobre a demora para aquisição e do quanto a falta de um sistema eletrônico e integrado com toda a rede torna o cenário mais crítico. Saltiel relatou a dificuldade de encontrar um sistema adequado para as demandas de gestão da área da saúde.

“Vamos acompanhar de perto como será na prática essa informatização da UPA e das demais unidades de saúde. Acreditamos que essa ferramenta irá auxiliar os médicos e dar celeridade aos atendimentos”, destacou a diretora Gabriela.

Hospital Tramandaí

A equipe do Simers aproveitou a ida ao Litoral Norte e foi até o Hospital Tramandaí para saber como está a situação da instituição. Segundo os médicos e direção desde a metade de janeiro está sendo possível reorganizar os atendimentos e escalas, principalmente na área de traumatologia. Além disso, a administração hospitalar está incentivando os médicos a prestarem concurso público para que se tornem servidores, e assim facilitar às relações de trabalho.

Porém, alguns pontos foram questionados pelo jurídico e direção da entidade, como relatos de dificuldades para realização de exames. A direção do hospital confirmou a situação e mencionou que ela se deu devido a falhas que ocorreram no laboratório, mas que já foi corrigido e as demandas de hemogramas estão em dia. Outro problema mencionado pelo hospital, é que devido a quedas de energia que ocorrem na cidade, uma placa do equipamento de tomografia queimou e a peça é oriunda da China. A aquisição está em processo de licitação e as tomografias estão sendo realizadas em outras instituições e os pacientes são levados de ambulância, alugada para este fim pelo Hospital Tramandaí.

Outro aparelho danificado foi o do raio x, mas que segundo a administração já foi consertado. Foi pauta ainda do encontro, a expectativa para a obra que está sendo realizada e que irá qualificar a infraestrutura do hospital.

Tags: UPA UBS Tramandaí Hospital Tramandaí Prontuário eletrônico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política