Trote Solidário 2024/1 inicia período de arrecadação de donativos
Vida

Trote Solidário 2024/1 inicia período de arrecadação de donativos

Compartilhe

19/03/2024 12:41

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo Acadêmico (NAS), inicia nesta quarta-feira,20, a arrecadação de alimentos, via portal do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul (https://trotesolidario.com.br/participante)  e, também, a destinação de tampinhas plásticas para as ONGs parceiras do Trote Solidário. Além disso, também se iniciam as doações de sangue junto aos hemocentros de qualquer cidade do Brasil, bem como a realização do cadastro de doador de medula óssea (Redome).

Nesta primeira edição de 2024, o Trote será promovido junto às redes supermercadistas, em três finais de semana, nos dias 06, 13 e 20 de abril. O primeiro final de semana da ação presencial será realizado em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Já no dia 13, o Trote segue para o interior do RS, nas cidades de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Caxias do Sul, Ijuí e Uruguaiana. O encerramento ocorre dia 20, com a participação das cidades de Santa Maria, Erechim, Pelotas e Rio Grande.

A expectativa das comissões organizadoras do Trote Solidário, que engloba todas as Faculdades de Medicina em solo gaúcho, é que mais de 1200 calouros participem, e que serão auxiliados por mais de 30 diretores do Núcleo Acadêmico, Embaixadores, Representantes e Multiplicadores do NAS nas instituições de ensino.

As doações online seguirão paralelamente com as ações presenciais, sendo concluídas em 30/04. As redes de mercados serão divulgadas até o início de abril. Em 2023, o acumulado de doações de alimentos chegou a quase 48 toneladas, o que proporcionou um total de doações, desde 2008, de mais de 408 toneladas de itens alimentícios, o que representa comida na mesa para quase 820 mil pessoas. A edição 2023/1 arrecadou, isoladamente, 26.775 kg de alimentos não perecíveis. 

 

ONGs

O encaminhamento de tampinhas deverá ter a identificação, na embalagem, o nome Trote Solidário. Participam desta edição as seguintes instituições: Caxias do Sul (Domus); Erechim (Adau); Ijuí (Aapecan); Lajeado (Núcleo de Combate ao Câncer de Mama); Passo Fundo (ONG Amor); Pelotas (Aapecan); Rio Grande (Aapecan); Santa Maria (Assoc. Amigos do HUSM); Uruguaiana (Aapecan) e Porto Alegre/Região Metropolitana (ICI/RS). A arrecadação do item já alcança uma marca superior a 6.5 toneladas de tampinhas plásticas, - o valor de 150 quilos equivale a uma cadeira de rodas ou uma cadeira de banho.

 

Doação de Sangue e Cadastro Redome

Qualquer estudante que cursa Medicina no Brasil pode participar. Para graduandos e calouros de fora do estado, basta que o doador encaminhe para o e-mail: nucleoacademico@simers.org.br o comprovante da doação, assim como acontece com os participantes locais. São sugestões as seguintes instituições para coleta de sangue: Canoas (HU); Caxias do Sul (Banco de Sangue; Hemocentro e Hemovita); Erechim (Banco de Sangue); Ijuí (Hospital de Caridade); Lajeado (Hemovale); Novo Hamburgo (Hospital Regina); Passo Fundo (Hemopasso e HSVP); Pelotas (Hemopel e Santa Casa); Porto Alegre (Hemorgs; HCPA; HSL/PUCRS;Hospital Conceição e Santa Casa); Rio Grande (Santa Casa); Santa Cruz do Sul (Hemovida); Santa Maria (Hemocentro) e Uruguaiana (Santa Casa). Até 2023, já foram recepcionadas 8.185 bolsas de sangue coletadas junto aos hemocentros do RS, sendo que uma bolsa pode salvar até quatro vidas.

 

Sobre o Trote Solidário

Toda essa movimentação em prol da vida também já foi reconhecida duas vezes com o prêmio TOP Cidadania 2022, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) e entregue às entidades gaúchas que se destacam por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Além disso, o Trote já acumula diversos prêmios de expressão nacional ao longo de sua trajetória, como o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2014, da ABRH-Nacional, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social/Organização Cidadã.

 

Tags: Trote Solidário

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política