Trote Solidário Simers 2025/2 mobiliza mais de mil participantes e arrecada quase 17 toneladas de alimentos no Rio Grande do Sul
Medicina

Trote Solidário Simers 2025/2 mobiliza mais de mil participantes e arrecada quase 17 toneladas de alimentos no Rio Grande do Sul

Ação solidária realizada em 13 instituições de ensino superior reforça a importância da união entre estudantes e comunidade

Compartilhe

13/11/2025 15:15

Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers 

A edição 2025/2 do Trote Solidário reforçou mais uma vez o espírito de solidariedade e empatia dos futuros profissionais da saúde no Rio Grande do Sul. A ação, que integra o projeto do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), mobilizou 1.061 participantes e resultou na arrecadação de 16.972,172 quilos de alimentos, 343 doações de sangue e 1.117,78 kg quilos de tampinhas plásticas, que serão revertidas em apoio a projetos sociais e ambientais.

Neste semestre, 13 instituições de ensino participaram da iniciativa, promovendo atividades em diversas regiões do Estado: UNIJUÍ (Ijuí), UNISC (Santa Cruz do Sul), UCS (Caxias do Sul), UFRGS (Porto Alegre), UNISINOS (São Leopoldo), FEEVALE (Novo Hamburgo), UFSM e UFN (Santa Maria), UFPEL (Pelotas), UNIVATES (Lajeado), UPF e UFFS (Passo Fundo) e UNIPAMPA (Uruguaiana).

A mobilização reuniu alunos, professores e voluntários em torno de um mesmo propósito: ajudar quem mais precisa e fortalecer o vínculo entre universidade e comunidade. O pódio da gincana solidária, que reconhece as instituições com maior engajamento nas ações, será divulgado no dia 29 de novembro.

LEIA MAIS:

NAS planeja ações do próximo Trote Solidário com a Secretaria de Assistência Social de Porto Alegre
Solidariedade em ação: Trote Solidário mobilizou Porto Alegre, Região Metropolitana e Santa Maria
Trote Solidário Simers 2025/2 inicia ações presenciais no dia 27 de setembro

Com essa edição, o Trote Solidário chega a 28 realizações, acumulando resultados expressivos: 525.565,51 quilos de alimentos, 10.444 doações de sangue, 12.408,71 quilos de tampinhas e 28.404 participantes desde sua criação. Esses números se traduzem em 1.051.131 pessoas alimentadas e 41.776 vidas beneficiadas com doações de sangue, um verdadeiro exemplo de que solidariedade.

Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Faculdades de Medicina Estudantes de Medicina Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política