União de lideranças impulsiona proposta de federalizar o Hospital Universitário de Canoas
Defesa

União de lideranças impulsiona proposta de federalizar o Hospital Universitário de Canoas

Entidades médicas e lideranças regionais articulam apoio à proposta que busca garantir estabilidade e novos recursos para a saúde em Canoas

Compartilhe

27/10/2025 10:36


 Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers


O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, recebeu nesta segunda-feira 27 de outubro, na sede da entidade, o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal),  prefeito de Taquari, André Brito, acompanhado do diretor executivo da associação, Marcelo Beltran.

 O encontro teve como pauta central o projeto de federalização da gestão do Hospital Universitário de Canoas (HU), em meio à grave crise enfrentada pela saúde do município.
 
Durante a reunião, Matias apresentou as ações que o Sindicato vem desenvolvendo para buscar soluções sustentáveis à situação crítica da rede hospitalar canoense. Ele destacou que o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) demonstrou disposição em assumir a gestão do HU, um passo importante para garantir atendimento à população e condições dignas de trabalho aos profissionais da saúde.


 
“A federalização é uma medida necessária para assegurar novos recursos e estabilidade à gestão hospitalar. O Simers tem atuado junto a diferentes instâncias públicas porque entende que essa é uma causa que ultrapassa a defesa da categoria médica, trata-se de uma questão de saúde pública”, ressaltou Matias.
 
O presidente da Granpal, André Brito, manifestou apoio à proposta e destacou a importância da união entre os municípios da região metropolitana em torno da pauta.
O encontro reforça a série de mobilizações lideradas pelo Simers para enfrentar a crise em Canoas. Na última terça-feira, Matias participou da reunião do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), realizada no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Na ocasião, apresentou aos secretários municipais a proposta de federalização do HU como alternativa viável para reestruturar o sistema de saúde local e regional.
 
O Simers seguirá em diálogo com representantes municipais, estaduais e federais para garantir o avanço do projeto e possibilitar que os serviços de saúde estejam à disposição dos médicos e da população.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se! 

Tags: Hospital Universitário HU Canoas Canoas Região Metropolitana prioridades população alerta população Médicos Medicina Qualidade de vida GHC Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política