As diretoras do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e integrantes do Núcleo de Pediatria do Sindicato, Valèrie Kreutz e Márcia Barbosa, se reuniram, na tarde desta quinta-feira, 3, com o vereador de Canoas Rodrigo D’Avila. Na pauta, a situação de saúde no município. Entre os problemas, a falta de pediatras, as formas de contratação dos médicos e a fiscalização das empresas terceirizadas de saúde na cidade. D’Ávila veio ao Sindicato para obter informações sobre a área da pediatria e propós atuação conjunta em prol da saúde do município.
O parlamentar mostrou-se preocupado com a situação na cidade e pretende utilizar seu mandato para atacar os problemas. As dirigentes da entidade médica relataram a preocupação do Simers em relação à “pejotização” dos médicos – e, principalmente, sobre a colocação dos profissionais como sócios cotistas – e à falta de pediatras na saúde básica.
“Também sugerimos melhorias nos editais para as empresas que prestam atendimento. Há falta de atualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, que dificulta a fiscalização”, comentou Valèrie, aproveitando que o parlamentar integra a Comissão Especial para Fiscalização das Empresas Terceirizadas de Saúde em Canoas.
Em relação à falta de pediatras, a diretora Márcia Barbosa salientou que, em muitos locais, o atendimento de bebês e crianças é visto como se fosse “para adultos menores”. “É um organismo, um funcionamento diferente, precisa ser um especialista para entender e atender o recém-nascido e crianças”, salientou Márcia. O parlamentar se mostrou aberto à ajuda do Simers e à manutenção do diálogo para melhorar a situação da pediatria no município.
LEIA MAIS:
- Simers participa de audiência sobre demissão de médicos do Hospital de Pronto Socorro de Canoas;
- Canoas: Direção do Simers reúne-se com médicos prestadores de serviço do Hospital Universitário.
Mediação foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira, 3. Prefeitura não compareceu à sessão
Nestes últimos meses a entidade médica tem intensificado o contato com o Judiciário, o Legislativo e lideranças da cidade. A iniciativa é fomentar uma união de esforços na busca de soluções para os problemas na saúde de Canoas.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.