Vice-presidente do Simers participa da sessão de instalação da Frente em Defesa do Parto Humanizado, na ALRS
Medicina

Vice-presidente do Simers participa da sessão de instalação da Frente em Defesa do Parto Humanizado, na ALRS

Compartilhe

12/07/2023 17:56

Na manhã desta quarta-feira, 12, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) compareceu à solenidade de instalação da Frente em Defesa do Parto Humanizado. A Entidade médica foi representada por seu vice-presidente Marcelo Matias, que participou do debate público sobre Violência Obstétrica e Racismo Obstétrico: A Importância de Garantir uma Assistência de Qualidade.

Em sua fala, Marcelo focou na importância da manutenção dos leitos obstétricos no Rio Grande do Sul, além de ampliar os investimentos nesta área. Ele também trouxe ao debate alguns números importantes sobre a Obstetrícia, tais como o déficit de 35% nos leitos da especialidade no Estado, além do fechamento desenfreado de maternidades em território gaúcho. 

Outro ponto abordado, foi a judicialização do Ato Obstétrico, os riscos processuais pertinentes à especialidade. Matias também fez questão de ressaltar a importância do PL Parto Seguro, que tramita no Parlamento gaúcho, bem como o combate à cobrança do serviço de doulagem e o financiamento via Sistema Único de Saúde (SUS).

A Frente em Defesa do Parto Humanizado, conforme a deputada estadual Laura Sito, proponente do movimento no Legislativo, a Frente tem o propósito de promover a defesa do atendimento digno das gestantes e a observância das boas práticas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde. Um dos eixos de atuação da Frente Parlamentar será a proteção de mulheres e gestantes durante o ciclo gravídico puerperal e a promoção da humanização do parto e nascimento.

Tags: Núcleo de Obstetrícia Simers Salve os Centros Obstétricos Obstetrícia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política