Assembleia no HCPA define calendário de paralisações na luta pelo vale-alimentação
A Luta

Assembleia no HCPA define calendário de paralisações na luta pelo vale-alimentação

Compartilhe

11/05/2017 17:42

assembleia no HCPA discutiu reajuste do vale-alimentação
Maria Rita defendeu a união das categorias. Foto: Divulgação/SIMERS
Diante da negativa da direção do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) em negociar o reajuste do vale-alimentação, os trabalhadores decidiram paralisar nos dias 18, 24 e 29 deste mês. O calendário foi definido em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (11). Para a vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Maria Rita de Assis Brasil, não se pode admitir que mais uma vez os trabalhadores sofram perdas e não tenham qualquer indicativo de reajuste. “Mais do que nunca, precisamos estar unidos para lutar contra os ataques sistemáticos que têm sido feitos aos nossos direitos. Para isso, os sindicatos precisam contar com a força da classe trabalhadora”, ressaltou. Mais cedo, na manhã de hoje, a representação intersindical esteve reunida com a direção do HCPA e conquistou acordo que assegura a manutenção do vale até o fim das negociações e assinatura de novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O documento só foi conseguido após pressão dos sindicatos em reunião ocorrida na tarde de quarta-feira (10). Sem esse acordo, existe a possibilidade de que os trabalhadores deixem de receber o benefício. A insegurança ocorre por conta de medida cautelar concedida em 2016, que questiona a súmula 277 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Com a mudança, a lei não garante a manutenção das definições de um ACT depois de sua expiração, ainda que novas tratativas já estejam em andamento.
reunião com a diretoria do HCPA para discutir o vale-alimentação
O acordo só foi possível após pressão da representação intersindical. Foto: Divulgação/SIMERS

Reivindicação de reajuste

No ano passado, o reajuste oferecido pelo HCPA foi de 6%, frente a uma inflação que chegou próxima aos 10%. Em 2017, a reivindicação é que o benefício seja pago em valor equivalente a duas cestas básicas, como forma de recuperar as perdas acumuladas e conquistar ganho real. Atualmente, o vale-alimentação é de R$ 458,06 (descontada a contrapartida do trabalhador).
Tags: HCPA Paralisação vale-alimentação

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política