Assessoria de Projetos Especiais do Simers apresenta Relatório de Gestão/2019
O Médico

Assessoria de Projetos Especiais do Simers apresenta Relatório de Gestão/2019

Compartilhe

27/02/2020 00:00


Presente em todos os momentos da vida do médico, do acadêmico ao profissional médico, a Assessoria de Projetos Especiais do Simers desenvolve um trabalho voltado para a Capital e interior do Estado. Em 2019, a nova diretoria da entidade comemora os bons resultados apresentados pelo Relatório de Gestão anual. 

“Somos uma área capaz de transitar por todas as esferas da sociedade de forma transformacional, com uma equipe focada em deixar um legado de progressão social e projetos que têm, por definição, a obrigação de serem extraordinários”, destaca Vinícius de Souza, diretor de Projetos Especiais do Simers. 

Formado por uma equipe multidisciplinar, atua nas escolas e nas universidades de Medicina, mas também fornece um panorama do mercado de trabalho na área. Além disso, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) reitera o papel da humanização desta categoria.


OS RESULTADOS


Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM)

Organizado pela Associação de Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (AAMUHM) e mantida pelo Simers, a instituição recebeu, em 2019: 399 visitantes 21 grupos e 61 pesquisadores. Desde a sua inauguração (em 2007), realizou 22 exposições, 12 projetos aprovados e executados via Lei Rouanet, além de atender a mais de 22 mil pessoas.

“A consciência do presente e da cultura de uma sociedade só é garantida quando se preserva a memória dos acontecimentos e seus atores, conhecendo a trajetória que nos trouxe até aqui. E a Medicina no Estado é pródiga em eventos que têm registro nos documentos, nos equipamentos, nos instrumentos, nos livros e na memória de médicos e pacientes que os protagonizaram e testemunharam”, descreve o presidente da AAMUHM, Marcos Rovinski.

Visando empreender todos os seus esforços para manter e ampliar os serviços hoje prestados pelo museu, a nova gestão acredita que os mais de 7 mil objetos cadastrados ajudam a preservar a memória como garantia de que o conhecimento do caminho já percorrido norteará com mais acerto o caminho a percorrer.



Núcleo Médico Jovem (NMJ)


Com o objetivo de gerar mais proximidade, prestar maior suporte e valorização aos médicos que recentemente concluíram a graduação, a nova gestão do Simers criou, o Núcleo Médico Jovem (NMJ). 

Comissão é formada por médicos com menos de dez anos de formado, diferentes vínculos empregatícios e em distintos momentos de suas carreiras, o NMJ debate questões que envolvem os iniciantes gaúchos.

Em 2019, realizou eventos importantes, como o curso “Dormi interno, acordei doutor” e os workshops Conexão Simers pelo interior do Estado, que esclarece dúvidas sobre modelos de contratação, contabilidade e investimentos, com apoio do Hospital Moinhos de Vento e Unicred.

Também ofereceu as oficinas de I Jornada de Inteligência Financeira em dois módulos,  que reuniu dezenas de médicos na sede da entidade em busca de conhecimentos sobre gestão de recursos.


Núcleo Acadêmico do Simers (NAS)

Elo entre o sindicado, as faculdades e os futuros médicos, o Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) tem, atualmente, mais de 600 associados de todas as faculdades do Rio Grande do Sul. Criado em 2007, contabiliza bons resultados no primeiro ano da nova gestão da entidade médica. 

“Em 2019, trabalho foi nossa palavra-chave que norteou nossas ações. Agradeço pelos laços de amizade firmados e pela maturidade alcançada. Levo comigo todas essas vitórias no coração”, resume a presidente do NAS, Bruna Favero.

Na área de Educação Continuada, realizou diversas atividades. Destaque para a oficina “Retórica, o workshop “Residências Médicas” e o “Curso de Diagnóstico por Imagem”. Também promoveu o “Encontro estadual NAS” e o SemaNAS, na sede do Simers, em Porto Alegre.


Trote Solidário 

Projeto realizado pelo NAS desde 2008, o Trote Solidário estimula a solidariedade dos calouros. No ano de 2019, arrecadou 63.989 toneladas de alimentos, encaminhadas à projetos assistenciais. Além disso, contou com 853 doadores de sangue entre 20 universidades de Medicina de 14 cidades do Rio Grande do Sul.

Este ano também teve novidades: as arrecadações de tampinhas plásticas (total de 900kg) e de livros didáticos de Medicina (3,8 mil obras). 


Tags: Gestão Relatório de gestão da saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política