Associado do Simers deve ficar atento ao prazo do Imposto de Renda
Médico

Associado do Simers deve ficar atento ao prazo do Imposto de Renda

Compartilhe

05/03/2021 09:06

Os médicos associados do Simers podem agendar atendimento para a elaboração da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O prazo de entrega da declaração se encerra em 30 de abril. Até o momento, a Receita Federal não informou se prorrogará o prazo, como ocorreu no ano passado devido à pandemia.

Devido ao coronavírus, o Simers não realizará atendimentos presenciais neste ano. Todo o serviço ocorrerá por meio de videoconferência. Os pedidos de agendamentos à entidade podem ser feitos pelo telefone (51) 3027-3737.

A coordenadora do Imposto de Renda do Simers, Raquel Gravana, lembra que, preferencialmente, o associado deve enviar com cinco dias de antecedência a documentação sobre os rendimentos de 2020 no e-mail irpf@simers.org.br ou pelo serviço de motoboy que o Simers está disponibilizando sob agendamento.

Confira as principais alterações para a declaração do Imposto de Renda neste ano:

- O prazo de entrega do IR 2021 se encerra às 23h59 de 30 de abril;
- A restituição poderá ser feita por contas de pagamento: com o aumento no número de fintechs e de bancos digitais, surgiu a necessidade de ter um mecanismo de restituição de contas de pagamento;
- Novos códigos para declarar criptoativos
a) 81 – Criptoativo Bitcoin (BTC); b) 82 – Outros criptoativos, do tipo moeda digital (altcoins, como Ether); e c) 89 – Demais criptoativos (não considerados moedas digitais, mas classificados como security tokens).
- Uso do e-mail e número do celular para aviso no e-CAC poderão ser utilizados pela Receita Federal para informar exclusivamente a existência de mensagens importantes na caixa postal do contribuinte, que fica no ambiente do site e-CAC.
- As restituições começarão a ser pagas em maio, de acordo com o cronograma abaixo:
•    1º lote: 31 de maio
•    2º lote: 30 de junho
•    3º lote: 30 de julho
•    4º lote: 31 de agosto
•    5º lote: 30 de setembro

Quem entrega a declaração do Imposto de Renda no início do prazo aumenta as chances de receber a restituição mais cedo. Apenas os idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves têm preferência no pagamento. Eles recebem antes dos demais contribuintes, independentemente do lugar na fila. Normalmente, o primeiro lote da restituição é quase todo destinado a essas pessoas.

Confira os dados relevantes a serem informados para a declaração a seguir. Informe de rendimentos: salários: pró-labore; distribuição de lucros; aposentadoria ou pensão; aluguéis e de instituições financeiras, como bancos e corretora de investimentos. Informe de pagamentos efetivados: despesas médicas; odontológicas; plano de saúde: educação; previdência privada: livro-caixa e doações realizadas (inclusive para campanhas eleitorais em 2020). Bens e direitos: documentos comprobatórios de compra e venda de bens ocorridas em 2020.

Tags: Imposto de Renda Receita Federal Contabilidade contabilidade para médicos Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política