Atrasos de honorários e falta de insumos forçam médicos do Graças a paralisar a partir de quinta-feira,11, em Canoas
Defesa

Atrasos de honorários e falta de insumos forçam médicos do Graças a paralisar a partir de quinta-feira,11, em Canoas

Compartilhe

09/05/2023 15:03

Na manhã de terça-feira,09, a diretora do Metropolitano do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Daniela Alba, reuniu-se com médicos que prestam serviços ao Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Canoas. No encontro com os profissionais, foram identificados uma série de problemas graves à assistência em saúde, além de atrasos remuneratórios, falta de insumos básicos, leitos de UTI, entre outras situações. 

Conforme levantamento do Simers, a Prefeitura promoveu um mutirão de cirurgias ao longo de 2023. Os procedimentos realizados neste ano não foram quitados. Ao todo, são quatro meses em aberto. Junto disso, a produção mensal dos médicos também está. O último depósito de honorários referentes à produção ocorreu em fevereiro, já o do mutirão, em dezembro de 2022.

Atualmente estão em aberto as competências de março e abril, além dos quatro meses do mutirão. Os salários dos plantonistas celetistas também não foram quitados e somam quase 30 dias de atraso. Além dos médicos, outros profissionais celetistas, tais como enfermeiros, técnicos em enfermagem, e demais integrantes encontram-se sem o depósito dos respectivos salários.

De acordo com o grupo de médicos, a paralisação foi definida como última alternativa, visto que não existe uma previsibilidade de quitação, nem são recebidos pela atual gestão hospitalar, empossada em abril passado. Além da questão remuneratória, foram relatadas a falta de medicamentos especiais para infartados, AVC e oncologia.

Também há falta de antibióticos, soro, seringas, tubos, cateteres. Diante do grave cenário e por falta de condições técnicas, os médicos irão suspender consultas e procedimentos cirúrgicos eletivos a partir de quinta-feira,11.

“A categoria pede a compreensão da população canoense, bem como pede que a mesma use suas prerrogativas e pressione o Poder Público, inclusive o Governo do Estado, para que a situação da Saúde de Canoas se resolva. Vidas estão em jogo, e a prefeitura precisa ver a gravidade deste cenário”, disse Daniela Alba.

Atualmente, o Hospital Nossa Senhora das Graças encontra-se sob intervenção do Município. Antes do encontro com os profissionais, havia uma agenda com o novo diretor-geral do Hospital, Luís Antônio Linder, para 11h30, porém foi desmarcada 30 minutos antes, sem justificativa. 

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política